Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Bolsas europeias seguem em alta a aguardarem pela reunião da Fed

As principais bolsas europeias abriram em alta, com os investidores e aguardarem pela reunião de dois dias política monetária da Reserva Federal norte-americana (Fed) que se inicia hoje.

Bolsas europeias seguem em alta a aguardarem pela reunião da Fed
Notícias ao Minuto

09:30 - 15/06/21 por Lusa

Economia Bolsas europeias

Cerca das 08h45 em Lisboa, o Eurostoxx 600 avançava 0,36% para 459,99 pontos.

Frankfurt, Londres e Paris avançavam 0,65%, 0,50% e 0,41% respetivamente, enquanto Milão e Madrid avançavam 0,13% e 0,05%.

Lisboa seguia a acompanhar a tendência das principais congéneres europeias e seguia a avançar 0,25% para 5.211,77 pontos.

Os investidores aguardam hoje por uma mensagem por parte do presidente da Fed, Jerome Powell, depois da forte subida dos preços registada em maio.

Os investidores estão também a acompanhar a cimeira EUA/União Europeia que decorre em Bruxelas, com a presença de Joe Biden, que se encontra na Europa.

Os índices bolsistas Nasdaq e S&P500 acabaram na segunda-feira a sessão em Wall Street em níveis recorde, graças aos títulos tecnológicos e com os investidores já de olhos postos na reunião da Fed de hoje.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o tecnológico Nasdaq subiu 0,74%, para os 14.174,14 pontos, e o alargado S&P500 ganhou 0,18%, para as 4.255,15 unidades.

Pelo contrário, o seletivo Dow Jones Industrial Average recuou 0,25% para as 34.393,75 unidades.

Durante a tradicional conferência de imprensa, que se segue à reunião do comité de política monetária (FOMC, na sila em Inglês) da Fed, é praticamente certo que o presidente desta, Jerome Powell, vai ser interrogado sobre o ritmo da inflação e o risco de sobreaquecimento da economia norte-americana.

Na quinta-feira, o índice de preços no consumidor indicou uma subida de preços homóloga nos EUA de 5% em maio, algo inédito em 13 anos.

Ao mesmo tempo, a confiança dos consumidores recuperou em junho, graças às perspetivas de crescimento económico e a um forte recuo do desemprego, segundo as estimativas preliminares da Universidade do Michigan, publicadas na sexta-feira.

Por enquanto, a Fed tem garantido que não tenciona mexer nas suas taxas de juro de referência, situadas no intervalo entre zero e 0,25%, nem diminuir o seu programa de compra de ativos.

O euro seguia acotar nos 1,213 dólares, enquanto o preço do crude Brent, de referência na Europa, sobe 0,45%, até aos 73,19 dólares, o seu nível mais alto desde abril de 2019.

Leia Também: Bolsa de Lisboa inicia sessão a subir 0,37%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório