Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Bruxelas vai hoje aos mercados, mas primeiros desembolsos só em agosto

Comissão Europeia prevê uma segunda emissão ainda em junho e outra antes das férias de verão. Os desembolsos aos Estados-membros deverão chegar só depois, em agosto.

Bruxelas vai hoje aos mercados, mas primeiros desembolsos só em agosto
Notícias ao Minuto

08:43 - 15/06/21 por Notícias ao Minuto

Economia Comissão Europeia

A Comissão Europeia deverá realizar, esta terça-feira, a primeira emissão de obrigações no âmbito do fundo de recuperação, conforme avançou a Reuters, mas os primeiros desembolsos aos países das verbas da recuperação pós-crise só deverão chegar aos Estados-membros em agosto.

A anterior previsão, refira-se, apontava para julho, mas dados os procedimentos necessários os montantes só deverão chegar em agosto, disse na segunda-feira o comissário europeu da tutela.

"Amanhã [esta terça-feira] iremos realizar a primeira emissão de obrigações e depois teremos outra ainda em junho e depois outra antes das férias de verão e estou confiante que as primeiras verbas poderão começar a chegar aos Estados-membros algures em agosto", declarou o comissário europeu para o Orçamento e Administração, Johannes Hahn.

Falando num seminário online sobre mercado de capitais organizado pela Comissão Europeia, Banco Europeu de Investimento e Mecanismo Europeu de Estabilidade, Johannes Hahn ressalvou ser "necessária a aprovação não só pela Comissão, mas também pelo Conselho" dos Planos de Recuperação e Resiliência (PRR), com as reformas que os países pretendem realizar com estas verbas.

"Depois teremos de chegar a um acordo financeiro para os desembolsos poderem começar", referiu.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou em abril que o Governo mantinha a expectativa de receber "primeira tranche" do financiamento do PRR "durante o verão".

O documento português, que deverá receber 'luz verde' esta semana, prevê projetos de 16,6 mil milhões de euros, dos quais 13,9 mil milhões de euros dizem respeito a subvenções a fundo perdido. O Governo diz ter ainda "em aberto" a possibilidade de recorrer a um valor adicional de 2.300 milhões de euros em empréstimos.

Leia Também: PRR português deverá receber 'luz verde' esta semana. O que prevê?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório