Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Economia italiana pode crescer 4,9% em 2021

O crescimento de Itália, terceira economia da zona euro, pode atingir 4,9% em 2021, tendo em conta a melhoria constatada no primeiro trimestre, indicam novas previsões divulgadas hoje pelo banco central italiano.

Economia italiana pode crescer 4,9% em 2021
Notícias ao Minuto

16:55 - 11/06/21 por Lusa

Economia Banco Central

"Os níveis de atividade registados antes da pandemia de covid-19 devem ser restabelecidos até ao próximo ano", considera o Banco de Itália, mas "a incerteza persiste" em relação à evolução da pandemia e à "eficácia e qualidade das políticas de apoio" à economia, acrescenta.

A instituição reviu em alta as previsões anteriores publicadas em janeiro, que apontavam para um crescimento de 3,5% em 2021.

A revisão ocorre depois de o instituto de estatísticas italiano ter alterado no início de junho a sua estimativa de crescimento para o primeiro trimestre de 2021 para 0,1% em vez do recuo de 0,4% que tinha sido previsto em abril.

Para 2022, o Banco de Itália aponta para um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,5% em vez de 3,8% e mantém a sua previsão de 2,3% para 2023.

O governo liderado por Mario Draghi prevê um crescimento de 4,5% este ano e de 4,8% no próximo, refletindo o efeito das medidas do seu plano de relançamento de 222,1 mil milhões de euros entregue no final de abril em Bruxelas.

Segundo Draghi, essas previsões podem, no entanto, ser revistas em alta em breve, principalmente graças à campanha de vacinação, à reabertura do comércio e à progressiva recuperação no turismo.

A Itália é a primeira beneficiária do plano de relançamento de 750 mil milhões de euros adotado pelos dirigentes europeus no verão de 2020.

Um dos sinais de recuperação veio da produção industrial, que ultrapassou o nível anterior à pandemia de covid-19 em abril, aumentando 1,8% no período de um mês.

A Itália teve um recuo do PIB de 8,9% em 2020, a sua pior recessão desde a Segunda Guerra Mundial.

Leia Também: EMA solicita informações sobre infeções cardíacas em pessoas vacinadas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório