Meteorologia

  • 15 JUNHO 2021
Tempo
20º
MIN 18º MÁX 34º

Edição

Novo Banco: "À posteriori somos todos videntes", diz Constâncio

O antigo governador Vítor Constâncio considerou hoje que, até à sua saída do Banco de Portugal (BdP), a atuação em relação ao BES foi a "adequada à situação" naquele momento, afirmando que "à posteriori somos todos videntes".

Novo Banco: "À posteriori somos todos videntes", diz Constâncio
Notícias ao Minuto

15:57 - 11/06/21 por Lusa

Economia Constâncio

Na estreia do novo deputado do PAN na Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução, Nelson Sousa mostrou-se espantado com a "leviandade" e "complacência" com que o BdP, durante o período em que Vítor Constâncio foi governador, lidou com as "questões de conflitos de interesse do BES".

"Era um grupo de tipo familiar, controlado por uma família e, portanto, tinha as suas relações, eventualmente os seus problemas, mas não foi essa realidade que criou as condições que levaram posteriormente ao colapso do grupo. Colapso que teve a ver de facto com o colapso da atividade não financeira do grupo, um pouco em 2008, 2009, mas muito mais em 2011/2013 e com a questão de Angola", respondeu o antigo governador.

Para Vítor Constâncio "foram esses os dois problemas" principais do BES, para além de "todo o comportamento discutível que o banco teve posterirmente para tentar aguentar a situação".

"Até 2009, até eu sair, esta foi a atuação que me parece, do ponto de vista dos riscos, do ponto de vista da atuação logo no princípio de 2009, me parece adequada à situação nesse momento. À posteriori somos todos videntes, à posteriori sabe-se tudo, mas creio que era impossível pedir que se pudesse, os serviços, os inspetores, adivinhar o que vinha posteriormente e a segunda crise, e a segunda recessão ainda mais cavada. Ninguém até essa altura tinha tal ideia", defendeu.

Leia Também: NB: Lone Star recusa divulgação dos contratos de venda e capitalização

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório