Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Bruxelas deverá aprovar PRR português na quarta-feira

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, desloca-se a Lisboa na próxima quarta-feira, com o objetivo de anunciar formalmente a aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português, ainda sujeito a aprovação pelo colégio.

Bruxelas deverá aprovar PRR português na quarta-feira
Notícias ao Minuto

11:42 - 11/06/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia PRR

A Comissão Europeia deverá aprovar o plano de recuperação e resiliência (PRR) português no dia 16 de junho, quarta-feira, dia em que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, se desloca a Lisboa, com o objetivo de anunciar formalmente a aprovação do documento português, ainda sujeito a aprovação pelo colégio.

Depois de a própria Von der Leyen ter anunciado, na passada terça-feira, que a Comissão iria "começar a aprovar já na próxima semana os planos para adoção do Conselho", o executivo comunitário anunciou que a presidente vai deslocar-se a cinco Estados-membros entre 16 e 18 de junho, para anunciar o resultado das primeiras avaliações que Bruxelas se prepara para finalizar, 'antecipando' assim os cinco primeiros países que verão os seus PRR aprovados: Portugal e Espanha (16 de junho), Grécia e Dinamarca (dia 17) e Luxemburgo (18).

A porta-voz do executivo comunitário Dana Spinant sublinhou que o anúncio da aprovação dos primeiros planos para os Estados-membros acederem aos fundos do pacote de recuperação «NextGenerationEU» está ainda sujeito a aprovação pelo colégio de comissários, e, embora se tenha escusado a entrar em detalhes sobre o calendário preciso deste processo, tal deverá suceder na reunião semanal agendada para terça-feira, 15 de junho.

Esta informação confirma a notícia avançada pelo El País de que Portugal e Espanha seriam dos primeiros países a verem os seus planos aprovados. 

Ao que indicava o jornal espanhol, Bruxelas planeia, por agora, aprovar os planos de Portugal e de Espanha, para que possam ser adotados pelo Conselho.

Citando fontes diplomáticas, o El País diz que a Comissão Europeia quer "premiar" o trabalho dos dois países, que negociam os seus planos desde outubro do ano passado. Além disso, quer também que os cidadãos dos dois países entendam que o executivo comunitário está a atuar para impulsionar a recuperação das suas economias. 

Portugal, que foi o primeiro Estado-membro a entregar formalmente em Bruxelas o respetivo PRR, em abril, espera que o mesmo esteja no primeiro grupo de planos a serem aprovados pela Comissão e adotados pelo Conselho de ministros das Finanças da UE (Ecofin), sob presidência portuguesa até final de junho.

O plano português prevê projetos de 16,6 mil milhões de euros, dos quais 13,9 mil milhões de euros dizem respeito a subvenções a fundo perdido.

[Notícia atualizada às 11h58]

Leia Também: Bruxelas quer 'estrear' fundo de recuperação com Portugal e Espanha

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório