Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

ONG lança campanha para travar construção de portagens em Maputo

O Centro para Democracia e Desenvolvimento (CDD) anunciou hoje lançamento de uma campanha contra a construção de quatro portagens na estrada Circular de Maputo, a maior rodovia da capital moçambicana.

ONG lança campanha para travar construção de portagens em Maputo
Notícias ao Minuto

14:23 - 10/06/21 por Lusa

Economia Moçambique

"O CDD entende que não faz absolutamente nenhum sentindo a introdução de portagens numa estrada que liga vários núcleos urbanos da mesma área metropolitana, que compreende as cidades de Maputo e Matola, bem como o distrito de Marracuene", refere a organização não-governamental em comunicado.

A Estrada Circular de Maputo, maior rodovia da capital moçambicana, começou a ser construída em 2012 e a infraestrutura compreende um troço de cerca de 70 quilómetros e seis pontes, num projeto com o custo de mais de 300 milhões de dólares, desembolsados pelo Exim Bank da China.

As obras de construção das portagens já estão em curso e, segundo as previsões da Administração da Rede Viária de Moçambique, vão entrar em funcionamento a partir do segundo semestre de 2021.

Para o CDD, além de agravar o custo de vida para cidadãos que vivem na área metropolitana de Maputo, a construção de portagens vai "limitar o direito a livre circulação das pessoas desfavorecidas e incapazes de suportar novos gastos na sua estrutura económica".

A campanha do CDD vai ser oficialmente lançada na sexta-feira em Maputo.

Em outubro, o executivo moçambicano anunciou que a Circular de Maputo e a Ponte Maputo-Katembe, que liga as duas margens da baía de Maputo, seriam concessionadas, à luz da Lei das Parcerias Público Privadas, de projetos de grande dimensão e de concessões empresariais".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório