Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal progride na maioria dos indicadores dos ODS

Portugal registou progressos na maioria dos indicadores associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE), no âmbito do acompanhamento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Portugal progride na maioria dos indicadores dos ODS
Notícias ao Minuto

13:15 - 09/06/21 por Lusa

Economia Indicadores

Todos os objetivos, à exceção do 14 (conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos) apresentaram evoluções favoráveis ou atingiram a meta em 50% ou mais dos diferentes indicadores considerados para avaliação, comparando o ano mais recente com o primeiro ano disponível para análise.

Os indicadores considerados abrangem o período 2010-2020.

Estão em causa 17 objetivos e 169 metas, estabelecidas na agenda da ONU para abarcar preocupações sociais, económicas e ambientais.

O primeiro objetivo é erradicar a pobreza, sob todas as formas, em todos os lugares. Em Portugal, o risco de pobreza afetava em 2019 cerca de 1,7 milhões de pessoas.

"Em Portugal, 16,2% das pessoas estavam em risco de pobreza em 2019, menos 1 ponto percentual (p.p.) do que em 2018 e menos 3,3 p.p. do que em 2013 e 2014", segundo o documento publicado pelo INE.

"Comparando o ano mais recente com o primeiro ano disponível, é possível concluir que a maioria (90) dos indicadores analisados nesta publicação registou uma evolução positiva, 31 apresentaram uma evolução desfavorável e sete não registaram alterações", refere o INE.

Já com base na informação para o último ano disponível (2020), verifica-se que no objetivo 8 (promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos) o número de indicadores com evolução desfavorável superou ou igualou os que registaram evolução favorável, tal como aconteceu com o objetivo 14 (conservação dos oceanos).

"No último ano com informação disponível, 49% (75) dos indicadores analisados registou uma evolução no sentido desejável", de acordo com o INE.

Em 10 objetivos, 50% ou mais dos indicadores apresentaram uma evolução favorável. Entre estes objetivos estão a erradicação da pobreza (1) e o acesso à educação inclusiva (4).

"Por outro lado, 26 indicadores evoluíram no sentido contrário ao desejável", referiu o INE na análise para Portugal, indicando que nos objetivos 8 e 14, o número de indicadores com evolução desfavorável superou ou igualou o de indicadores com evolução favorável.

Leia Também: Krejcikova bate Coco Gauff e estreia-se nas meias-finais de Roland Garros

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório