Desde o início do ano e até maio foram criadas 17.767 novas empresas, valor que significa um crescimento de 15% face ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados esta quarta-feira pela Informa D&B.
"A queda na constituição de empresas verificada em 2020 atingiu todos os setores, mas alguns deles de forma bastante mais acentuada", revela a empresa num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Ainda assim, a recuperação na criação de empresas está a ser heterogénea:
"A recuperação que se regista nos primeiros cinco meses de 2021 está também a ser feita a diferentes velocidades", de acordo com a Informa D&B.
O retalho registou o maior crescimento percentual em relação a 2020, com uma subida de 44%.
Criação de empresas cresceu 15% até ao final de maio face ao mesmo período do ano passado© Informa D&B
Mais empresas em todas as regiões
Todas as regiões registam um crescimento na criação de novas empresas face ao período homólogo, de acordo com o mesmo estudo.
"Em número absoluto de novas empresas, a Área Metropolitana de Lisboa é aquela onde há maior número de constituições em 2021. Mas é a mesma região, em conjunto com o Algarve, que regista também o menor crescimento. O crescimento atinge os valores superiores nas regiões da Madeira, Norte e Alentejo", de acordo com o mesmo comunicado.
Leia Também: Cabo Verde. Mais de 90% das linhas de crédito às empresas já foram gastas