Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Frasquilho de saída da TAP. Governo já escolheu quem o vai substituir

Manuel Beja é a escolha do Governo para 'chairman' da TAP.

Frasquilho de saída da TAP. Governo já escolheu quem o vai substituir
Notícias ao Minuto

08:37 - 09/06/21 por Notícias ao Minuto

Economia TAP

Miguel Frasquilho está de saída da TAP e não vai integrar o novo conselho de administração da companhia. A notícia foi avançada pelo ECO e confirmada pelo Notícias ao Minuto. Manuel Beja é a escolha do Governo para 'chairman' da TAP.

Manuel Beja, licenciado em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, tem experiência na área de tecnologia de informação e esteve anteriormente na Novabase.

Ao que indica o mesmo jornal, a substituição de Miguel Frasquilho é uma surpresa e o próprio só foi informado da decisão na terça-feira.

Na base desta decisão terá estado o facto de o primeiro-ministro, António Costa, ter imposto uma "mudança na totalidade" da administração da companhia aérea, o que levou ao afastamento de Frasquilho.

Está também escolhida a presidente da comissão executiva, Christine Ourmieres-Widener, uma gestora com carreira no setor da aviação.

Os restantes nomes a propor para o Conselho de Administração são Ramiro Sequeira, Alexandra Reis, João Gameiro, José Manuel Silva Rodrigues, Silvia Mosquera González, Patrício Ramos Castro, Ana Teresa Lehmann, Gonçalo Monteiro Pires e João Pedro da Conceição Duarte.

A proposta deverá ser aprovada na Assembleia-Geral marcada para o dia 24 de junho, cuja convocatória já foi divulgada

A 'luz verde' da Comissão Europeia ao plano de reestruturação da TAP só deverá chegar até ao final de junho. Esta data tem vindo a ser prolongada, sendo que chegou a estar prevista para março. 

Em março, recorde-se, o chairman da TAP, Miguel Frasquilho, disse que a aprovação do plano de reestruturação da TAP deveria acontecer "entre abril e maio". 

Na altura, Frasquilho revelou ter a "sensação" que a Comissão Europeia "considera o plano sólido, credível e resiliente".

Leia Também: Covid-19: França passa hoje a nova fase de desconfinamento

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório