Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Economia fechada do Mercosul foi "armadilha" para o país

O ministro da Economia brasileiro, Paulo Guedes, considerou na terça-feira que a economia fechada do Mercosul foi uma "armadilha" para o país, ao defender novamente a modernização das regulamentações do bloco comercial, noticiou a imprensa local.

Economia fechada do Mercosul foi "armadilha" para o país
Notícias ao Minuto

06:33 - 09/06/21 por Lusa

Economia MERCOSUL

"Queremos ter mais flexibilidade e modernização no Mercosul, porque permanecer fechado foi muito prejudicial para o Brasil nos últimos 30 anos. O país tem menor volume de comércio com os nossos parceiros do Mercosul hoje do que tinha há 20 anos", afirmou o ministro, numa videoconferência organizada pelo banco Bradesco BBI.

"Então, foi uma armadilha. Impediu que o Brasil fizesse uma integração industrial produtiva, mais eficiente, em cadeias globais", acrescentou o governante sobre o Mercosul, bloco económico fundado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, citado pela imprensa brasileira.

Em dezembro de 2020, o Uruguai apresentou uma proposta formal para que os membros do Mercosul tivessem autonomia para fazerem acordos com outros blocos ou países, flexibilização essa que é defendida por Paulo Guedes.

O ministro considera a obrigação de que os integrantes do bloco negociem conjuntamente um travão para sua agenda liberal e para a inserção do Brasil nas cadeias globais de produção.

Contudo, os planos de Guedes chocam com os da Argentina. Enquanto o Governo brasileiro tenta reduzir a Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul e avançar com a agenda de abertura comercial, o país vizinho resiste.

Leia Também: Portugal pode impulsionar aproximação para ratificação UE-Mercosul

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório