Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

"Europa tem um desafio pela frente" que é "incremento do papel do euro"

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, defendeu hoje que o crescimento económico e o regresso à trajetória de crescimento existente na Europa antes da pandemia deve ser "centrado" no incremento do papel do euro a nível internacional.

"Europa tem um desafio pela frente" que é  "incremento do papel do euro"
Notícias ao Minuto

21:47 - 08/06/21 por Lusa

Economia Mário Centeno

"Os cidadãos esperam que voltemos a ter a trajetória de crescimento que tínhamos antes da pandemia", disse Centeno no II Fórum Económico Internacional do Jornal espanhol Expansión realizado em Madrid, sublinhando que, segundo ele, o crescimento económico nos próximos anos vai ser centrado no euro.

Na intervenção que fez por videoconferência, o governador do Banco de Portugal realçou que "a Europa tem um grande desafio pela frente", que é o "incremento do papel do euro a nível internacional".

O ex-ministro e antigo presidente do Eurogrupo recordou que o euro é "o símbolo mais tangível da Europa" e que atualmente a moeda única tem a sua maior taxa de apoio por parte dos europeus, segundo um inquérito feito pelo Eurobarómetro.

Mário Centeno classificou 2020 como tendo sido "um ano extraordinário em termos de política e política económica", porque, entre outras coisas, a União Europeia decidiu emitir dívida conjuntamente, o que poderá levar à criação da primeira verdadeira capacidade orçamental.

Também presente neste fórum económico, o governador do Banco de Espanha, Pablo Hernández de Cos, exortou os dirigentes europeus a aprofundar a união financeira e monetária para melhorar os mecanismos de resposta conjunta a crises como a que se viveu durante a pandemia de covid-19.

Durante o seu discurso Hernandez de Cos disse que, embora a resposta da Europa nesta crise tenha sido "melhor" do que se esperava, ainda há muito "trabalho de casa" a fazer até que se possa ter os mecanismos permanentes necessários para dar respostas "mais fáceis" e "enérgicas" aos problemas futuros da economia.

Entre estas tarefas pendentes, o governador apontou os sistemas de estabilizadores automáticos europeus, como um sistema comum de subsídios de desemprego.

Na mesa redonda em que estiveram os dois governadores também intervieram o ex-primeiro-ministro espanhol José María Aznar, o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol Josep Piqué, o presidente da empresa Ernst & Young Espanha, Federico Linares, e o economista e ex-ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varufakis.

Leia Também: Marcelo vai falar com Mário Centeno sobre lesados de Banif e BES

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório