Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Regresso ao escritório? Mais de metade prefere trabalhar em regime misto

Na Europa, quatro em cada dez pessoas também preferem intercalar o teletrabalho com o escritório. 

Regresso ao escritório? Mais de metade prefere trabalhar em regime misto
Notícias ao Minuto

09:48 - 08/06/21 por Notícias ao Minuto

Economia Trabalho

A maioria dos portugueses (51%) revela que prefere trabalhar num regime alternado entre o presencial e o teletrabalho, de acordo com o Barómetro Europeu do Observador Cetelem. Na Europa, quatro em cada dez pessoas também preferem intercalar o teletrabalho com o escritório. 

"Os dados revelam que um total de quatro em cada 10 europeus gostavam de repartir as suas tarefas, entre o teletrabalho e o trabalho presencial, um sinal de que o teletrabalho se veio inscrever de forma permanente na paisagem profissional. A maioria dos portugueses (51%) revela que prefere trabalhar num regime alternado entre o presencial e o teletrabalho", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Os eslovacos (55%), os búlgaros e os checos (54%) demonstram igual preferência em repartir a sua atividade profissional. Mais conservadores, 43% dos franceses revelam que gostariam de exercer a sua atividade exclusivamente nas instalações do empregador, segundo o mesmo estudo. 

Além disso, mais de metade (67%) dos europeus acreditam que o teletrabalho se processa de forma eficiente.

"A seguir aos suecos (79%), os portugueses e espanhóis estão entre os mais convictos desta ideia (73%), seguindo-se o Reino Unido (72%). Na Europa Central este sentimento é mais moderado com apenas 56% dos eslovacos e romenos e 53% dos búlgaros a defender esta ideia", pode ainda ler-se.

Teletrabalho deixa de ser obrigatório a 14 de junho, mas...

Em Portugal, o teletrabalho vai deixar de ser obrigatório a partir de 14 de junho, anunciou o primeiro-ministro, António Costa, na semana passada, no final da reunião do Conselho de Ministros. Passará apenas a ser recomendado nas atividades que o permitam. 

António Costa alertou, no entanto, que o teletrabalho pode voltar a ser obrigatório caso a taxa de incidência de casos de infeção aumente para além dos limites definidos pelo Governo.

Ou seja, poderão recuar os concelhos que, em duas avaliações consecutivas, registem uma taxa de incidência superior a 120 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 nos concelhos de baixa densidade).

Leia Também: Toma banho todos os dias, até em teletrabalho? Talvez não seja necessário

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório