Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Passageiros, greve na CP continua. Prevêem-se perturbações significativas

Os trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP - Comboios de Portugal estão em greve até amanhã, dia 8 de junho. A empresa alertou para "perturbações significativas" em todo o território nacional. De acordo com o balanço feito pela CP à Lusa às 08h30, ficaram parados 36 dos 67 comboios programados.

Passageiros, greve na CP continua. Prevêem-se perturbações significativas
Notícias ao Minuto

08:36 - 07/06/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia CP

Se vai viajar de comboio, esta segunda-feira, prepare-se para a greve dos trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP - Comboios de Portugal. A empresa alertou que estão previstas "perturbações significativas" e no domingo foram suspensos quase dois terços dos comboios programados até às 12h

De acordo com o balanço feito pela CP à Lusa às 08h30, ficaram parados 36 dos 67 comboios programados. Entre as 00h00 e as 06h00 de hoje foram efetuados 31 comboios, 29 dos serviços mínimos (todos realizados) e mais dois adicionais.

Fonte sindical disse à agência Lusa que se verifica "uma adesão maciça", estando a ser cumpridos os serviços mínimos e com a maioria das bilheteiras encerradas. 

A greve dos trabalhadores prolonga-se até amanhã, dia 8 de junho, mas a CP alertou, em comunicado, que os efeitos podem sentir-se até ao dia  9 de junho. 

A transportadora lembra, porém, que foram decretados serviços mínimos e, por isso, estão previstas algumas ligações. Pode consultá-las aqui

Os trabalhadores da CP iniciaram, no domingo, uma greve nacional de três dias em protesto contra a proposta de regulamento de carreiras apresentada pela CP, que dizem prever "um aumento da polivalência de funções" e a "junção e extinção de categorias profissionais", considerando que tal "vai pôr em causa postos de trabalho presentes e futuros".

Reclamam ainda a "melhoria do salário base, que atualmente está no limiar do salário mínimo nacional", e a "reposição das perdas salariais sofridas pelos ferroviários operacionais que foram contagiados pela pandemia provocada pela covid-19, bem como pelos que tiveram de cumprir confinamento profilático por estarem em contacto com colegas infetados".

A CP já anunciou que quem já tiver bilhetes para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, poderá solicitar o reembolso do valor total do bilhete adquirido ou a sua revalidação, sem custos.

A greve suspendeu, até às 12h00 de domingo, 65% dos comboios previstos, adiantou a empresa, enquanto o sindicato disse que a adesão foi quase total.

[Notícia atualizada às 10h37]

Leia Também: A greve na CP e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório