Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Do IVA devolvido à decisão britânica: Os 5 números relevantes da semana

Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Do IVA devolvido à decisão britânica: Os 5 números relevantes da semana
Notícias ao Minuto

08:02 - 05/06/21 por Notícias ao Minuto

Economia História da semana

Esta semana ficou marcada pelo arranque do programa IVAucher e pela apresentação dos próximos passos do plano de desconfinamento - cuja próxima fase arranca a 14 de junho. Ao mesmo tempo, o Reino Unido anunciou a retirada de Portugal da 'lista verde', o que não é uma boa notícia para o turismo português. 

Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

  • IVAucher pode devolver mais aos consumidores do que 200 milhões previstos

O ministro das Finanças, João Leão, abriu a porta, na segunda-feira, a que a dotação do programa IVAucher, que arranca no dia 1 de junho, seja reforçada. Além disso, a expectativa do Governo é que haja uma "forte adesão" à iniciativa que pretende apoiar a retoma dos setores mais afetados pela pandemia - restauração, alojamento e cultura. 

  • Bruxelas recomenda que regras orçamentais continuem suspensas em 2022

A Comissão Europeia adotou, na quarta-feira, uma recomendação formal no sentido de as regras de disciplina orçamental continuarem temporariamente suspensas em 2022, para permitir aos Estados-membros fazer face à crise sem precedentes provocada pela pandemia da Covid-19.

  • Dívida pública reduziu-se para 272,7 mil milhões em abril

A dívida pública na ótica de Maastricht - que é a que conta para Bruxelas - desceu para 272,7 mil milhões de euros até abril, de acordo com os dados atualizados esta terça-feira pelo Banco de Portugal (BdP). Em março, recorde-se, a dívida pública tinha sido de 254.776 milhões. 

  • Covid-19. Portugal com 19% da população imunizada. Norte vacinou mais

De acordo com o balanço semanal sobre o processo de vacinação contra a Covid-19, divulgado na terça-feira, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), 19% da população em Portugal já se encontra completamente imunizada (1.979.425 pessoas) e 37% já recebeu a primeira dose da vacina (3.757.395 cidadãos). 

  • Portugal sai da 'lista verde' do Reino Unido. Decisão entra em vigor no dia 8 de junho

O Ministério dos Transportes britânico anunciou que Portugal, incluindo os arquipélagos da Madeira e Açores, vai deixar a "lista verde" de viagens internacionais a partir do Reino Unido na terça-feira às 04h00. A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) considerou "desastrosa" para o turismo português a decisão do governo britânico.

Leia Também: AO MINUTO: Portugal no amarelo; Decisão britânica sem "rigor científico"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório