Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Presidente esloveno assegura em Bruxelas que país reconhece valores da UE

O Presidente da Eslovénia, Borut Pahor, afirmou hoje que se assegurou que o seu país "reconhece os valores sobre os quais a União Europeia (UE) está fundada", referindo especificamente a "liberdade de imprensa" e o "Estado de direito".

Presidente esloveno assegura em Bruxelas que país reconhece valores da UE
Notícias ao Minuto

12:55 - 04/06/21 por Lusa

Economia UE/Presidência

"Assegurei-me de que a Eslovénia reconhece os valores sobre os quais a UE está fundada, e esperamos reforçá-los ainda mais. Estou a falar de valores como a liberdade de imprensa e o Estado de direito. Trabalharemos para assegurar que estes valores sejam reforçados e que todos estejam mais em sintonia com os mesmos", afirmou o chefe de Estado esloveno.

Borut Pahor falava após uma reunião com o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, em Bruxelas, no âmbito da preparação da presidência eslovena do Conselho da UE, que sucede à portuguesa a 01 de julho.

O Governo esloveno, liderado pelo primeiro-ministro Janez Jansa, está a ser acusado de minar a liberdade de imprensa, de tentar controlar as principais instituições culturais do país e de exercer pressões sobre o poder judicial.

Borut Pahor garantiu também que se "esforçará pessoalmente" para que a Conferência sobre o Futuro da Europa -- que já foi inaugurada e que decorrerá, em grande parte, durante o semestre esloveno -- seja "inclusiva", e que serão "ouvidas todas as opiniões, até as divergentes".

"Esperamos que possamos fazer progressos em questões não apenas práticas, mas também ao nível de decisões com uma dimensão visionária e de longo prazo", afirmou Borut Pahor.

A seu lado, Sassoli afirmou que o semestre esloveno será "muito importante" porque deverá "completar o quadro da recuperação económica" e tratar de temas que não têm estado na agenda europeia devido à atual pandemia.

"Um tema muito importante para o Parlamento vai a ser a questão do alargamento aos Balcãs Ocidentais, a questões das migrações, e os problemas da segurança e cibersegurança, tal como identificado enquanto prioridade pela presidência eslovena", apontou Sassoli.

O presidente do Parlamento Europeu qualificou ainda a atual pandemia como a crise "mais importante da era contemporânea", avançando que não se conseguirá sair da mesma sem uma "política de saúde comum".

Borut Pahor concluiu a sua intervenção agradecendo a Sassoli pelo convite a deslocar-se a Bruxelas, e referindo que visitou o Parlamento Europeu não só por "razões protocolares", mas também porque se trata da "instituição que representa os europeus", sendo a sua posição sobre todas as questões europeias "fundamental".

"Todos nós temos uma responsabilidade pelo futuro [da UE], sobretudo nós e a nossa geração de líderes. Devemos trabalhar pela paz, a estabilidade e o bem-estar", concluiu.

O encontro entre os dois líderes decorreu num dia em que a presidência eslovena divulgou o 'site', o logo e o lema -- que será "Juntos. Resilientes. Europa" -, do seu semestre europeu, que coloca a resiliência no centro das suas prioridades.

A Eslovénia sucede a Portugal na presidência do Conselho da UE em 01 de julho, encerrando o 'trio' de presidências que foi iniciado pela Alemanha em 01 de julho de 2020.

Leia Também: Marcelo conclui "visita de amizade" com "espírito europeu" à Eslovénia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório