Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

5G. Propostas atingem 318,7 milhões em véspera de 100 dias de licitação

As propostas feitas pelos operadores no leilão 5G somaram hoje 318,7 milhões de euros, no 99.º dia de licitação principal, pela 17.ª vez consecutiva com "sete rondas", de acordo com o regulador Anacom.

5G. Propostas atingem 318,7 milhões em véspera de 100 dias de licitação
Notícias ao Minuto

19:22 - 02/06/21 por Lusa

Economia 5G

Se o leilão principal, que arrancou há quase cinco meses (14 de janeiro), tivesse terminado hoje, o Estado teria arrecadado mais de 403 milhões de euros (incluindo a licitação dos entrantes de 84,3 milhões de euros), largamente acima do valor indicativo de 237,9 milhões de euros.

Na terça-feira, as propostas tinham totalizado 317,4 milhões de euros.

Atualmente, a faixa 3,6 GHz, com 40 lotes, é a única que tem sido alvo de ofertas -- mais precisamente desde 05 de março --, com 164,1 milhões de euros, contra 162,8 milhões de euros na véspera.

A atribuição das licenças 5G (quinta geração) esteve prevista para o primeiro trimestre, tendo em 08 de abril a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) anunciado a decisão de um procedimento de alteração do respetivo regulamento para acelerar o leilão, o que foi amplamente criticado pelos operadores históricos.

Entretanto, o regulador aprovou no dia 31 de maio um projeto de alteração do regulamento do leilão 5G, de forma a acelerar o processo, tornado viável a realização de 12 rondas diárias, o que também está a ser alvo de contestação dos operadores.

A licitação principal inclui os operadores Altice Portugal (Meo), Nos, Vodafone Portugal e também a Dense Air, e visa a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz, depois de uma primeira fase exclusiva para novos entrantes.

Desde o quarto dia de licitação, apenas um lote da faixa libertada da TDT (700 MHz) -- que tem seis lotes -- continua sem qualquer oferta e é o único de todo o leilão.

Assim, na faixa de 700 MHz, o preço de licitação mantém-se nos 19,2 milhões de euros. Ao todo, as ofertas totalizam 96 milhões de euros.

Também na faixa 900 MHz, os quatro lotes disponíveis continuam sem apresentar qualquer alteração ao preço de reserva, com a oferta dos operadores a manter-se nos 24 milhões de euros.

A faixa de 2,1 GHz, que era até 18 de janeiro a que tinha apresentado maior interesse, com a oferta a atingir os 10,405 milhões euros (preço base era de dois milhões de euros), subiu no sétimo dia para 10,616 milhões de euros, valor que se mantém até hoje.

Na faixa 2,6 GHz, cujos três lotes totalizaram 23,7 milhões de euros desde 16 de fevereiro até 03 de março, manteve-se hoje o valor da licitação anterior, de 23,9 milhões de euros.

Em fase anterior, tinha decorrido a licitação para os novos entrantes, durante oito dias, que resultou num encaixe de 84,3 milhões de euros no último dia (11 de janeiro).

Os novos entrantes podem beneficiar de 'roaming' nacional no acesso às redes dos operadores já instalados, independentemente da qualidade de espectro que adquiram, de acordo com as condições do leilão.

O processo tem sido bastante contestado pelas operadoras históricas, envolvendo processos judiciais, providências cautelares e queixas a Bruxelas, considerando que o regulamento tem medidas "ilegais" e "discriminatórias", o que incentiva ao desinvestimento.

Leia Também: 5G: Propostas totalizam 317,4 milhões no 98.º dia de licitação

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório