Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Encerramento de Matosinhos permitiu foco na conversão de Sines, diz Galp

A decisão de encerramento da refinaria da Galp em Matosinhos, tomada em 2020, permitiu à petrolífera focar-se na conversão gradual de Sines num centro de energia verde, defendeu hoje o presidente executivo da empresa.

Encerramento de Matosinhos permitiu foco na conversão de Sines, diz Galp
Notícias ao Minuto

16:56 - 02/06/21 por Lusa

Economia Galp

"A nossa decisão de fechar [a refinaria de] Matosinhos [...] permitiu-nos focar na conversão gradual de Sines num parque de energia verde", apontou o presidente executivo da Galp, Andy Brown, que falava na apresentação virtual do plano estratégico da empresa.

No final de abril, a Galp desligou a última unidade de produção da refinaria de Matosinhos, distrito do Porto, na sequência da decisão de concentrar as operações em Sines, disse à Lusa, em 06 de maio, o administrador da petrolífera Carlos Silva.

A Galp pretende transformar gradualmente a refinaria de Sines, no distrito de Setúbal, "num centro de energia verde", um projeto que será alavancado no acesso ao hidrogénio verde, anunciou hoje ao mercado a petrolífera.

Na atualização da estratégia até 2025, a empresa refere que o plano de "transformação gradual da unidade industrial de Sines num centro de energia verde também será alavancada no acesso ao hidrogénio verde, o que permitirá outras aplicações industriais", apontando a produção de combustíveis sintéticos.

"Encontramo-nos numa posição privilegiada para desenvolver soluções de hidrogénio verde, usufruindo das nossas capacidades industriais", lê-se no comunicado divulgado hoje antes da abertura do mercado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Leia Também: Galp prevê acelerar investimento em novas energias como lítio em 10 anos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório