Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Galp prevê acelerar investimento em novas energias como lítio em 10 anos

A Galp quer acelerar o investimento no segmento das novas energias, que incluí o lítio e o hidrogénio, nos próximos 10 anos, anunciou hoje aos analistas o presidente executivo da empresa.

Galp prevê acelerar investimento em novas energias como lítio em 10 anos
Notícias ao Minuto

16:06 - 02/06/21 por Lusa

Economia Galp

Na apresentação do plano estratégico da empresa, o presidente executivo da Galp, Andy Brown, adiantou que o segmento das novas energia, "representa atualmente 5%" do investimento da petrolífera, no entanto, o objetivo passa por "acelerar o investimento na segunda metade" da próxima década.

"Estamos interessados no processamento químico do lítio. É uma grande oportunidade na Europa", notou Andy Brown, precisando que, em Portugal, a Galp "quer estar no centro da mudança" e, tendo em conta "a geologia e o mar profundo" do país, é "um negócio grande e em linha com a transição energética".

Por outro lado, o presidente executivo da Galp disse ainda que a empresa está a avaliar a possibilidade de extração mineira em Portugal.

Num comunicado hoje enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp já tinha adiantado que estava a avaliar a entrada na cadeia de valor das baterias de lítio.

"A Galp está assim a posicionar-se para expandir as suas atividades para o processamento químico de lítio em Portugal, garantindo matéria-prima e desenvolvendo parcerias importantes", lê-se no documento remetido ao mercado.

Em janeiro, foi comunicado ao mercado um acordo entre a Galp e a empresa Savannah que previa a compra pela petrolífera de 10% do projeto de exploração de lítio da Mina do Barroso, em Boticas, sendo que na terça-feira a Savannah Resources anunciou que esse acordo de princípio "expirou".

"O acordo de princípio com a Galp (anunciado em 12 de janeiro de 2021) expirou e as discussões em relação ao investimento estratégico continuarão com fora dos termos de exclusividade deste acordo", refere a empresa mineira britânica num comunicado publicado na sua página na internet.

A Galp anunciou hoje que prevê investir em média entre 800 e 1.000 milhões de euros por ano até 2025, o que representa uma redução de cerca de 20% face ao plano anterior, anunciou hoje a petrolífera.

Leia Também: Galp quer 10 mil postos de carregamento elétrico na Ibéria até 2025

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório