Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Ministro Siza Vieira: Portugal está "no coração" da transformação digital

O ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, destacou hoje a importância de Portugal estar "no coração" do processo de instalação do cabo ótico submarino 'EllaLink', que ligará digitalmente a Europa e a América do Sul.

Ministro Siza Vieira: Portugal está "no coração" da transformação digital
Notícias ao Minuto

12:35 - 01/06/21 por Notícias ao Minuto

Economia Siza Vieira

Na sessão de inauguração, Siza Vieira destacou a posição geográfica de Portugal e a sua relação histórica com o mar, destacando que novamente o país esteja "no coração" deste desenvolvimento tecnológico

O 'EllaLink', que constitui a primeira ligação direta de alta velocidade por cabo submarino entre a Europa e a América do Sul, é considerado pela presidência portuguesa "uma infraestrutura essencial para a interconexão digital e a transmissão de dados entre os dois continentes".

Esta infraestrutura, segundo o governante, melhorará "a transmissão de dados a alta velocidade entre os dois continentes" e será um instrumento "essencial" no âmbito do programa digital da presidência.

Na sua intervenção, Siza Vieira lembrou ainda a importância de a União Europeia ter a regulamentação aprovada e em vigor o mais cedo possível, de forma a proteger a competitividade, promover as plataformas mais pequenas e ajudar as pequenas e médias empresas e 'startup' nos mercados digitais".

"Queremos proteger mais os consumidores e proteger os direitos fundamentais dos utilizadores 'online'", disse.

Siza Vieira lembrou a importância de, neste processo de transformação digital, garantir o respeito pelos princípios éticos dos direitos humanos, a soberania dos países, proteger os direitos das crianças e evitar os crimes 'online'.

A inauguração do 'EllaLink' integra o evento "Leading the Digital Decade" [Liderar a Década Digital], coorganizado pela presidência portuguesa e pela Comissão Europeia, com a presença de representantes de "vários Estados-membros da UE, representantes do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia, além de representantes do setor privado e da sociedade civil".

O encontro, que se prolonga por dois dias, tem como objetivo "promover um debate alargado em torno da transformação digital da UE", tendo como base os objetivos da Década Digital, iniciativa apresentada pela Comissão em março para garantir que todos os cidadãos europeus podem beneficiar do digital.

Está, aliás, prevista para hoje a apresentação da 'Declaração de Lisboa - Democracia Digital com Propósito', um contributo para uma "declaração interinstitucional conjunta" sobre os direitos e princípios digitais que a Comissão está a preparar.

A Declaração de Lisboa, indica a presidência portuguesa, inclui "compromissos no sentido de garantir o acesso a uma conectividade de elevada qualidade em toda a Europa, promover a aquisição de competências digitais por parte de todos os cidadãos e construir um mundo em linha justo e sem discriminação".

O segundo dia será dedicado ao Programa Europa Digital, que conta com um orçamento de 7,5 mil milhões de euros para financiar projetos europeus em supercomputação, inteligência artificial, cibersegurança e competências digitais avançadas.

Leia Também: Tom Jones: "Nunca mais irei amar. Houve um amor na minha vida, a Linda"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório