Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Estrangulamento de materiais na construção na Alemanha agrava-se em maio

O problema da falta de materiais na atividade da construção civil agravou-se em maio, anunciou hoje o instituto alemão ifo num comunicado.

Estrangulamento de materiais na construção na Alemanha agrava-se em maio
Notícias ao Minuto

11:19 - 01/06/21 por Lusa

Economia Ifo

Segundo o instituto alemão, na construção de edifícios, 43,9% das empresas em maio relataram que estavam a ter problemas na aquisição de materiais de construção a tempo, contra 23,9% em abril e apenas 5,6% em março.

A atividade da engenharia civil foi ligeiramente menos afetada, com 33,5% das empresas a relatarem escassez em maio, contra apenas 11,5% em abril.

"A utilização da capacidade na indústria ainda é elevada, mas os estrangulamentos nos fornecimentos estão a causar preocupações a um número cada vez maior de empresas", diz Felix Leiss, um perito dos inquéritos do instituto ifo.

"O rápido aumento dos preços das matérias-primas está a criar problemas para a indústria. Os preços da madeira dispararam nos últimos meses, e as serrações não conseguem acompanhar o ritmo. O aço, também, se tornou significativamente mais caro. Os materiais de isolamento e vários plásticos também são escassos, de acordo com fontes da indústria", adianta Leiss.

Em abril, a atividade da indústria da construção alemã já tinha abrandado devido a "sérios estrangulamentos de material" que não ocorriam desde 1991, referiu o ifo.

Leia Também: Produção industrial disparou 36,9% em abril

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório