Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Inflação anual em Espanha sobe para 2,7% em maio

A inflação anual em Espanha subiu para 2,7% em maio, um aumento de cinco décimas de pontos percentuais face a abril e o nível mais alto de aumento desde fevereiro de 2017, devido à subida dos preços da energia.

Inflação anual em Espanha sobe para 2,7% em maio
Notícias ao Minuto

09:30 - 31/05/21 por Lusa

Economia Inflação

O indicador provisório do índice de preços no consumidor (IPC) avançado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol é marcado pelo aumento do preço dos combustíveis, que em maio de 2020 tinha diminuído, devido às medidas de confinamento no quadro da luta contra a pandemia de covid-19.

No caso de estes dados serem confirmados em 11 de junho, o aumento dos preços da energia em maio reforçaria a forte subida de preços já registada em março (1,3%) e abril (2,2%), depois da evolução negativa verificada em 2020.

A inflação subjacente - que não toma em consideração os alimentos não transformados ou os produtos energéticos por serem os mais voláteis - aumentou duas décimas de pontos percentuais, para 0,2%, mais de dois pontos e meio abaixo do IPC geral.

Em termos mensais, os preços subiram 0,4% em maio em relação a abril, mês em que tinham subido 1,2%.

O índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC) - que mede a evolução dos preços com o mesmo método em todos os países da zona euro - situou-se em 2,4%, quatro décimas acima do de abril.

Leia Também: Qual é a sua taxa de inflação com base nas compras que faz? Calcule aqui

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório