Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Estão a ser recebidas SMS "fraudulentas", alerta o Fisco. Veja um exemplo

Trata-se de uma campanha de 'phishing', "que recorre a mensagens de texto (SMS) fraudulentas recebidas de números como, por exemplo, o número 932 212 199", revela a AT, num comunicado publicado no Portal das Finanças. 

Estão a ser recebidas SMS "fraudulentas", alerta o Fisco. Veja um exemplo
Notícias ao Minuto

08:59 - 31/05/21 por Notícias ao Minuto

Economia Fisco

A Autoridade Tributária (AT) alertou, esta segunda-feira, que há utilizadores que estão a receber mensagens fraudulentas que utilizam, indevidamente, o nome do Fisco. "Estas mensagens, às quais a AT é alheia, são passíveis de comprometer a privacidade e a segurança de quem as recebe", alertam as Finanças. 

Na realidade, trata-se de uma campanha de 'phishing', "que recorre a mensagens de texto (SMS) fraudulentas recebidas de números como, por exemplo, o número 932 212 199", revela a AT, num comunicado publicado no Portal das Finanças. 

"Os destinatários destes SMS são induzidos maliciosamente a aceder a links que remetem para páginas fraudulentas na Internet, as quais visam a recolha de informação pessoal e confidencial para uso ilícito", alerta a AT, no seguimento do aviso que tinha sido já feito, na semana passada, através da rede social Twitter

O Fisco reitera, por isso, ​que estas mensagens "são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos. Em caso algum deverá efetuar essa operação".

Eis um exemplo de uma dessas mensagens e das subsequentes após acesso indevido aos links sucessivos:

Notícias ao Minuto Campanha visa a "recolha de informação pessoal e confidencial para uso ilícito"© Reprodução do Portal das Finanças  

Notícias ao Minuto As mensagens são "falsas e devem ser ignoradas"© Reprodução do Portal das Finanças

Leia Também: Fiabilizar contactos no Portal das Finanças? É por isto que o deve fazer

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório