Meteorologia

  • 01 AGOSTO 2021
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Edição

TAP regista prejuízos de 365,1 milhões no 1.º trimestre

Companhia aérea revelou, esta segunda-feira, que os resultados dos primeiros três meses do ano foram "significativamente afetados pelo impacto da Covid-19".

TAP regista prejuízos de 365,1 milhões no 1.º trimestre

A TAP divulgou, esta segunda-feira, que registou um prejuízo líquido de 365,1 milhões de euros no primeiro trimestre de 2021, período marcado pelo novo confinamento por causa da pandemia, de acordo com um comunicado enviado ao regulador do mercado (CMVM).

"Os resultados do 1.º trimestre de 2021 foram significativamente afetados pelo impacto da Covid-19, com a capacidade e os rendimentos operacionais a caírem 81% e 74%", respetivamente, em comparação homóloga, pode ler-se no comunicado

O EBITDA recorrente foi de -104,1 milhões de euros, o que representa uma queda de 3,2 milhões de euros em cadeia. 

Já o resultado líquido foi de -365,1 milhões de euros no trimestre, o que significa, ainda assim, uma melhoria de 164,6 milhões face aos prejuízos registados no último trimestre de 2020

"Embora se tenham observado alguns sinais de recuperação da procura em janeiro, foram impostas restrições adicionais nos voos e à mobilidade das pessoas em fevereiro e em março nos países onde a TAP opera, que forçaram a empresa a ajustar a sua capacidade rapidamente", adianta a companhia aérea portuguesa, no mesmo comunicado. 

O Grupo TAP teve prejuízos de 1.418 milhões de euros em 2020, mais de 13 vezes os 105 milhões de euros negativos de 2019, segundo o relatório e contas da Parpública, que gere a participação estatal.

No que respeita à TAP, a Parpública diz no relatório e contas que "a operação e resultados de 2020 foram significativamente impactados pela quebra de atividade verificada a partir de março, em resultado da pandemia de covid-19, que afetou de forma sem precedentes o setor da aviação civil a nível global". Os prejuízos da TAP SA (negócio da aviação) ascenderam a 1.230,3 milhões de euros em 2020.

[Notícia atualizada às 08h24]

Leia Também: Grupo TAP teve prejuízo de 1.418 milhões de euros em 2020

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório