Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Gerir o orçamento quando se começa a trabalhar. Eis o que deve saber

Pode ser importante elaborar um orçamento, olhando para os rendimentos e para as despesas.

Gerir o orçamento quando se começa a trabalhar. Eis o que deve saber
Notícias ao Minuto

08:00 - 30/05/21 por Notícias ao Minuto

Economia Orçamento

Quando se começa a trabalhar, seja por conta de outrem ou de forma independente, começam a existir rendimentos mensais, que devem ser geridos de forma a que esse dinheiro chegue para 'cobrir' todas as despesas. 

"Pode ser necessário suportar gastos com a alimentação fora de casa. Também a despesa com transportes e vestuário pode ser mais elevada. Uma eventual mudança de residência nos casos em que a atividade profissional o exija pode trazer outros custos", lembra o portal do Plano Nacional de Formação Financeira, o Todos Contam

O que é que isto significa? Significa que as pessoas devem fazer uma boa gestão do seu dinheiro. Na prática, pode ser importante fazer um orçamento: olhando para os rendimentos e para as despesas. 

"Para além das despesas regulares, é importante considerar no orçamento possíveis despesas extraordinárias, resultantes, por exemplo, de um acidente, de uma doença ou de uma situação de desemprego. Para poder fazer face a estes imprevistos será útil afetar parte do rendimento mensal à constituição de poupança", refere o mesmo portal. 

Simule o orçamento familiar

O Todos Contam disponibiliza um simulador - ao qual pode aceder aqui - que ajuda à elaboração do orçamento familiar. "Permite calcular a diferença entre rendimentos e despesas. Permite, também, avaliar o peso dos encargos financeiros no total dos rendimentos (taxa de esforço)", pode ler-se.

Leia Também: O que é a taxa de esforço? E como se calcula?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório