Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Greve na CP suprime 43 comboios nas primeiras 12 horas

A greve de 24 horas dos trabalhadores da CP -- Comboios de Portugal, que começou hoje às 00:00, suprimiu 43 comboios nas primeiras 12 horas, período em que circularam 506 comboios, revelou fonte oficial da empresa.

Greve na CP suprime 43 comboios nas primeiras 12 horas
Notícias ao Minuto

14:12 - 27/05/21 por Lusa

Economia CP

A CP tinha anunciado, na quarta-feira, a possibilidade de perturbações hoje na circulação de comboios a nível nacional, com particular incidência nas linhas urbanas, devido à greve convocada como forma de luta pela valorização dos salários e melhores condições laborais.

O balanço, às 12:00, revela terem sido suprimidos 13 comboios urbanos do Porto, 29 comboios regionais (entre os quais 15 supressões parciais e de parte do trajeto) e um comboio intercidades no Alentejo.

"Em resumo, até às 12:00, deveriam ter circulado 549 comboios em todo o país, circularam 506", contabiliza a CP.

A greve foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF), da CGTP, e sem o Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social decretar serviços mínimos.

A CP, em comunicado quarta-feira, informou que a greve abrangia o período entre as 00:00 e as 24:00 de 27 de maio, mas o impacto na circulação poderia estender-se "para além desse período, nomeadamente ao final do dia 26 de maio e às primeiras horas da manhã de dia 28 de maio", sexta-feira.

Aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Interregional e Regional, a CP esclareceu ser permitido o reembolso ou a revalidação sem custos, e lamentou os incómodos causados aos clientes, recomendando obterem informação sobre o estado da circulação de comboios, através do contacto com os canais de informação da empresa.

Esta semana, o Sindicato Independente Nacional dos Ferroviários suspendeu a greve parcial convocada, para começar na terça-feira, depois de o Governo se comprometer a regressar à mesa de negociações.

O SNTSF, que convocou a greve, apelou na quarta-feira à união dos trabalhadores para uma forte participação na luta pela valorização dos salários e condições de vida e trabalho, e lembrou que "não houve alteração às reivindicações dos trabalhadores que justifique desistir da luta".

Leia Também: Greve na CP e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório