Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Sonae com mais-valia de 40 milhões com venda de 50% da Maxmat

A Sonae SGPS encaixou 65 milhões de euros com a venda ao grupo BME da participação de 50% da sua subsidiária Sonae MC no capital da Maxmat, o que representa uma mais-valia de 40 milhões de euros.

Sonae com mais-valia de 40 milhões com venda de 50% da Maxmat
Notícias ao Minuto

12:28 - 27/05/21 por Lusa

Economia Sonae

"Na sequência do comunicado de 25 de maio [terça-feira] relativo ao acordo alcançado pela Sonae MC SGPS SA para a alienação de 50% do capital social da Modelo -- Distribuição de Materiais de Construção, SA ("Maxmat"), a Sonae SGPS SA comunica que esta alienação deverá gerar uma mais-valia de aproximadamente 40 milhões de euros, sujeita ao desempenho financeiro da Maxmat até à conclusão da transação", lê-se num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No comunicado divulgado na terça-feira, a Sonae informava ter chegado a um acordo para alienar a sua participação na Maxmat à Cimentos Estrada Pedra SGPS Lda, detida pela Building Materials Europe (grupo BME), que já controla os restantes 50% do capital social da Maxmat, prevendo que a transação resultasse "num encaixe de aproximadamente 65 milhões de euros para a Sonae MC".

Segundo a Sonae, a conclusão da operação está sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência e "está prevista ocorrer durante o terceiro trimestre" deste ano.

A Maxmat é uma retalhista 'hard-discount' no mercado de 'bricolage', construção, banho e jardim, que opera uma rede de 30 lojas, apoiada por mais de 500 colaboradores e que registou um volume de negócios de 116 milhões de euros no ano passado.

"Após uma longa e bem-sucedida parceria, a Sonae MC e o grupo BME acordaram os termos desta transação, que permitirá à Sonae MC fortalecer o seu balanço e continuar a gerir ativamente o seu portfólio, capitalizando numa atrativa transação para criar valor para o seu acionista", referiu a Sonae no comunicado em que anunciou o negócio.

Leia Também: BE avisa que alterar critérios como matriz de risco dificulta comunicação

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório