Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Nyusi inaugura fábrica de cimento e clínquer em Maputo

O presidente moçambicano inaugurou hoje uma fábrica de cimento na província de Maputo, com capacidade de produzir dois milhões de toneladas por ano, além de reduzir importação de clínquer, principal matéria-prima na produção do cimento.

Nyusi inaugura fábrica de cimento e clínquer em Maputo
Notícias ao Minuto

17:11 - 26/05/21 por Lusa

Economia Moçambique

"A fábrica irá melhorar a economia do negócio do setor da indústria de cimento porque implicará a redução de importações de clínquer, um dos insumos mais utilizados no processo de fabrico", disse Filipe Nyusi, na inauguração da fábrica em Matutuíne, na província de Maputo.

A nova fábrica, denominada Moçambique Dugongo Cimentos, vai produzir 5.000 toneladas de clínquer por dia, o que vai reduzir a sua importação em cerca de 360 mil toneladas por ano, que correspondem a 54 milhões de dólares (44 milhões de euros), avançou o chefe de Estado.

"Com a produção do clínquer no país estaremos a contribuir cada vez mais para a redução do custo de produção do cimento, tendo como escopo a estabilização do preço final e o aumento da capacidade de compra do cimento pelos moçambicanos", referiu o Presidente.

Segundo Filipe Nyusi, para a construção da fábrica foram investidos 330 milhões de dólares (270 milhões de euros), tendo empregado 350 pessoas.

"Reafirmo o compromisso de promover e atrair mais investimentos e empresários para estabelecer unidades industriais de produção de clínquer nas outras regiões do país", concluiu Filipe Nyusi.

Com a nova fábrica, Moçambique passa a ter 16 produtoras de cimento, nove das quais na província de Maputo e as restantes sete em Sofala, no centro do país, Nampula e Cabo Delgado, no Norte, e que têm, conjuntamente, a capacidade anual de produzir sete milhões de toneladas de cimento.

Leia Também: Presidente da CNE moçambicana defende lei eleitoral "muito mais clara"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório