Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Governo anuncia lançamento de incubadoras sociais de emprego

A ministra do Trabalho anunciou hoje no parlamento o lançamento de um programa de incubadoras sociais de emprego para responder ao desemprego jovem, focado nos jovens que não trabalham nem estudam nem frequentam qualquer formação (jovens NEET).

Governo anuncia lançamento de incubadoras sociais de emprego
Notícias ao Minuto

12:15 - 26/05/21 por Lusa

Economia Mendes Godinho

O anúncio foi feito pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, durante uma audição regimental na comissão do Trabalho e Segurança Social.

De acordo com Ana Mendes Godinho, será lançado "um programa dedicado a incubadoras sociais de emprego que vai ser lançado pelo IEFP [Instituto do Emprego e Formação Profissional]" cuja proposta será enviada para consulta aos parceiros sociais.

O programa, que está previsto no programa do Governo consiste na criação de um projeto piloto de 20 incubadoras sociais em todo o país "para responder ao desemprego jovem, muito focado nos jovens NEET", sublinhou a ministra.

Segundo adiantou à Lusa fonte oficial do gabinete da ministra, "a intenção é avançar com uma fase de projetos piloto durante 12 meses, criando 20 incubadoras em parceria com diferentes instituições, distribuídas pelas cinco regiões do país".

Na fase inicial, prevê-se envolver 30 mentores e 50 equipas de procura de emprego, abrangendo cerca de 1.000 pessoas e o objetivo é que a fase de projetos-piloto arranque em setembro, disse fonte oficial do ministério.

Durante a audição, a ministra lembrou ainda que o programa Ativar.pt, que consiste em apoios à contratação e estágios profissionais do IEFP, vai ser reforçado em 40 milhões de euros, para 140 milhões de euros, devido à procura registada.

Segundo disse Ana Mendes Godinho, o programa Ativar.pt, lançado no segundo semestre do ano passado e com uma segunda fase lançada em 2021, "já abrangeu 41 mil trabalhadores".

De acordo com o calendário do IEFP, o primeiro período de candidaturas ocorre entre 15 de fevereiro e 30 de junho, enquanto o segundo se realiza de 15 de agosto a 30 de dezembro.

Leia Também: Treze mortos na RDCongo em ataque do grupo armado FDA

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório