Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Açores com 12 milhões para "nova geração de programas de emprego"

O Governo dos Açores vai investir 12 milhões de euros na criação de uma "nova geração de programas de emprego", anunciou hoje o secretário regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego

Açores com 12 milhões para "nova geração de programas de emprego"
Notícias ao Minuto

19:06 - 25/05/21 por Lusa

Economia Emprego

Segundo um comunicado de imprensa, os novos programas de emprego pretendem incentivar a "retoma da atividade", tendo em vista a "evolução positiva" do processo de vacinação contra a covid-19 na região, e introduzir "módulos de formação em programas ocupacionais". 

Um dos programas, intitulado Contratar, pretende "incentivar a contratação de desempregados, ocupados e estagiários" e abarcar outros programas como o PIIE, FILS e o ELP , ainda em vigor, mas "que serão revogados".

O Contratar irá atribuir um apoio que poderá chegar aos 25 mil euros por trabalhador caso seja um "contrato sem termo, onde se inclui majorações na contração de jovens e desempregados". 

"Esta é uma aposta estratégica do XIII Governo dos Açores no combate à precariedade e ao desemprego jovem e no incentivo ao acréscimo dos salários, estimando que se possam apoiar 1.700 postos de trabalho até ao final de 2021", afirmou Duarte Freitas, citado no comunicado.

O outro programa, Prosa.Qualifica, é uma "medida de inserção profissional" que irá abranger cerca de 1.100 pessoas e introduzir módulos de formação durante os programas ocupacionais. 

A inclusão desses módulos, defende o Governo Regional, pretende "melhorar as competências dos utentes mais frágeis, favorecendo a empregabilidade futura e combatendo a prisão em que muitos programas ocupacionais se tornaram".

O Governo dos Açores, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, é liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro e tomou posse em novembro de 2020.

Leia Também: Emprego: Grupo HIT tem 500 vagas para Castanheira do Ribatejo e Marateca

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório