Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Greve parcial da CP foi suspensa, mas podem haver perturbações

Os ferroviários da CP - Comboios de Portugal tinham agendada para hoje uma greve parcial por aumentos salariais e melhores carreiras.

Greve parcial da CP foi suspensa, mas podem haver perturbações
Notícias ao Minuto

08:03 - 25/05/21 por Notícias ao Minuto

Economia CP

Os ferroviários da CP - Comboios de Portugal suspenderam a greve parcial que estava agendada para esta terça-feira. A ação foi suspensa no seguimento de conversações com o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos. 

À agência Lusa, José Vilela, do Sindicato Independente Nacional dos Ferroviários, disse que "das conversações tidas com o ministro das Infraestruturas resultou um compromisso de que a situação ia ser resolvida" e as negociações iam ser retomadas.

"Houve alguns avanços no sentido de se encontrar uma solução. A razão do pré-aviso tinha que ver com a suspensão das negociações que decorriam sobre o regulamento de carreiras. Ao desbloquear-se a situação, a greve foi suspensa", explicou o responsável.

José Vilela diz que ainda não há data agendada para qualquer reunião, mas que há o compromisso do Governo para "dentro de dias voltarmos à mesa das negociações".

O sindicalista disse ainda que com esta suspensão da greve, a circulação no dia de hoje está garantida.

"Há uma outra estrutura com uma greve marcada, mas é para dia 27. Em relação ao dia de hoje não há qualquer supressão [de comboios]. Havia, mas ainda ontem [segunda-feira] a situação foi normalizada", acrescentou.

Os ferroviários da CP tinham agendado para hoje uma greve parcial (duas horas no início do período normal e trabalho e outras duas no final) por aumentos salariais e melhores carreiras.

Esta paralisação, que deveria terminar às 24:00 de 2 de junho, tinha sido convocada pelo Sindicato Independente Nacional dos Ferroviários para exigir a valorização dos salários e das carreiras e protestar contra escalas de serviço com mais de nove horas.

Este sindicato é o antigo sindicato dos ferroviários braçais e representa sobretudo manobradores.

Esta semana podem haver perturbações

Ainda assim, mantém-se, para já, a greve de 24 horas convocada pelos ferroviários afetos à CGTP que está marcada para quinta-feira, pelo que poderá haver perturbações na circulação dos comboios.

Em comunicado, a empresa admitiu que estas ações poderiam causar "algumas perturbações na circulação de comboios, no período de 25 de maio a 2 de junho de 2021".

A CP alerta mesmo que na quinta-feira, dia 27 de maio, "poderão existir atrasos e supressões, com especial incidência nos comboios Urbanos". 

Os clientes que já tenham bilhetes comprados para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, InterRegional e Regional podem pedir o reembolso, "no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação, sem custos".

[Notícia atualizada às 08h41]

Leia Também: Receitas da Altice Portugal no 1.º trimestre sobem 5,1% para 549 milhões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório