Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

"É importante que haja instrumentos para reagir ao fim das moratórias"

Declarações de João Leão, após o encontro de hoje entre os ministros das Finanças da UE (Ecofin).

"É importante que haja instrumentos para reagir ao fim das moratórias"
Notícias ao Minuto

19:39 - 21/05/21 por Notícias ao Minuto

Economia João Leão

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, realçou, esta sexta-feira, que "é muito importante que os Planos de Recuperação e Resiliência (PRR) sejam aprovados rapidamente, antes do verão, e que as verbas comecem a fluir para a economia".

As declarações do governante português foram feitas a partir do CCB, onde teve lugar o primeiro dia do Ecofin, um encontro entre ministros das Finanças da União Europeia (UE).

Aos jornalistas, no final da reunião, João Leão salientou em "um outro desafio".

"À medida que retiramos as medidas de suporte e emergência e passamos para a parte da recuperação, também não nos podemos esquecer que há setores mais atingidos, setores que enfrentam uma situação diferente e que é importante que haja instrumentos para ajudar esses setores a reagir ao fim das moratórias", explicou o ministro.

João Leão anunciou ainda que durante o encontro "houve acordo" e "consenso" entre os ministros das Finanças para "manter as regras orçamentais suspensas de forma a garantir o foco na recuperação da economia europeia". E antes de concluir, garantiu que, entre os governantes da UE, "há aqui um tom de grande otimismo sobre a recuperação" económica.

Para este sábado estão previstos mais dois painéis, o primeiro dedicado à recuperação 'verde' da economia e aos impostos ambientais, aberto pelo comissário europeu Paolo Gentiloni, que decorrerá das 9h às 10h, e o segundo a questões mais estruturais da recuperação, a partir das 11h, apresentado pelo diretor do 'think-tank' Bruegel, Guntram Wolff.

No final das sessões haverá novo encontro com a imprensa que, além de contar com João Leão, terá também a presença do vice-presidente do BCE Luis de Guindos e do vice-presidente executivo da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis.

Portugal assume a presidência do Conselho da União Europeia durante o primeiro semestre deste ano.

[Notícia em atualização]

Leia Também: AO MINUTO: Rt em LVT? "Tendência crescente"; "Prevenir crises de saúde"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório