No boletim de maio, hoje publicado, o Bundesbank afirma que "a economia alemã poderá voltar a crescer significativamente no segundo trimestre" e que, se forem feitos rápidos progressos no processo de vacinação, o Produto Interno Bruto (PIB) possa crescer fortemente no terceiro trimestre e exceder o nível pré-crise no outono.
"Assim que as medidas de proteção devido à pandemia da covid-19 forem gradualmente suavizadas, a atividade nos setores de serviços afetados deverá aumentar acentuadamente", de acordo com os economistas do Bundesbank.
A indústria está a beneficiar de uma forte procura, mesmo que a escassez de alguns produtos, como os semicondutores, possa abrandar a produção nos próximos meses.
O banco central alemão também acredita que o consumo privado irá recuperar parcialmente no segundo trimestre da queda extraordinária resultante da pandemia.
O Bundesbank observou que os consumidores começam a consumir assim que as lojas reabrem.
Por conseguinte, espera que o consumo privado recupere rapidamente, como aconteceu no verão do ano passado, assim que as medidas de distanciamento social desapareçam.
Também acredita que as poupanças acumuladas durante a pandemia serão parcialmente reduzidas a médio prazo e levarão a aumentar ainda mais o consumo privado.
Leia Também: Lucro do Crédito Agrícola mais do que duplica no primeiro trimestre