Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

CCDR Centro produz energia fotovoltaica para consumo próprio

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) instalou 120 painéis solares fotovoltaicos na sua sede, em Coimbra, cuja energia é sobretudo para consumo próprio.

CCDR Centro produz energia fotovoltaica para consumo próprio
Notícias ao Minuto

13:20 - 20/05/21 por Lusa

Economia Energia

"A energia elétrica produzida por estes painéis solares fotovoltaicos de 310 W será gasta em autoconsumo (97%) e vai permitir uma diminuição assinalável das emissões de CO2, na ordem das 36 toneladas por ano", informa em comunicado hoje divulgado o organismo público presidido por Isabel Damasceno.

O sistema vai permitir "que os edifícios da sede da CCDRC sejam autónomos em termos energéticos, durante o dia, e que a percentagem de energia consumida pela organização, com origem em fontes renováveis, passe a ser superior a 70%".

"A CCDRC, enquanto entidade com responsabilidade na gestão das políticas públicas de ambiente ao nível regional, não pode ficar alheia às questões ambientais", afirma Isabel Damasceno, citada na nota.

As medidas adotadas pela Comissão de Coordenação "contribuem para a sustentabilidade e diminuição da pegada ecológica da sua atividade", devendo o projeto "permitir ainda uma significativa economia de custos fixos", salienta.

"Este projeto, com um valor de 49 mil euros, vai permitir uma poupança anual de 40% em custos de energia, conduzindo assim a um retorno do investimento em menos de cinco anos", segundo a CCDRC.

Trata-se de "uma orientação estratégica (...) complementada com a utilização de lâmpadas LED para a iluminação interior e exterior de todos os espaços", sendo os trabalhadores sensibilizados "para a prática de ações que conduzam a um consumo energético mais racional e ao combate ao desperdício, de forma ativa".

"Procedeu-se também à colocação, na maioria dos edifícios, de janelas com vidro duplo e corte térmico que permitem aumentar a eficiência energética", refere ainda a instituição.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório