Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Em abril verificou-se "recuperação significativa da atividade económica"

A informação disponível para março e abril revela taxas de variação homólogas positivas, mais intensas no último mês, segundo o INE.

Em abril verificou-se "recuperação significativa da atividade económica"
Notícias ao Minuto

11:02 - 19/05/21 por Notícias ao Minuto

Economia atividade económica

O desconfinamento trouxe boas notícias ao mês de abril. Os dados divulgados, esta quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), revelam uma "recuperação significativa da atividade económica", porém, ainda "para níveis ainda inferiores aos do período homólogo de 2019". 

"A informação disponível para março e abril revela taxas de variação homólogas positivas, mais intensas no último mês, após taxas negativas desde o início da pandemia. Esta evolução deve-se em grande medida a um efeito de base, visto que, pela primeira vez, decorrido um ano, a comparação incide sobre meses já fortemente afetados pela pandemia (março e abril de 2020)", explica o INE, na Síntese Económica de Conjuntura

Porém, entre as exceções, "são de salientar dois indicadores associados ao investimento, vendas de cimento e importações de máquinas". 

O indicador de atividade económica registou um acentuado aumento em março, após os agravamentos verificados nos dois primeiros meses do ano. O indicador quantitativo de consumo privado registou em março uma redução em termos homólogos menos intensa, registando o valor mais elevado desde março de 2020.

O indicador de investimento também registou um crescimento muito acentuado em março, depois das variações homólogas negativas registadas nos dois primeiros meses do ano. Em abril, o indicador de clima económico apresentou uma expressiva recuperação.

A taxa de desemprego fixou-se em 7,1% no 1º trimestre de 2021, 0,2 pontos percentuais (p.p.) abaixo da taxa observada no trimestre anterior, mas 0,3 p.p. acima da registada no período homólogo de 2020.

A taxa de subutilização do trabalho fixou-se em 14,1%. O emprego total diminuiu 1,3% face ao mesmo período de 2020, enquanto o volume de horas efetivamente trabalhadas diminuiu 7,9%.

A variação homóloga do IPC foi 0,6% em abril, taxa superior em 0,1 p.p. à registada em março. 

Leia Também: 75% dos residentes na aldeia olímpica vacinados antes de Tóquio'2020

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório