Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Agência de notação financeira Moody's mantém 'rating' de Macau em Aa3

A agência de notação financeira Moody's manteve a classificação de Macau em 'Aa3', na expetativa de que a atividade económica do território volte, até 2024, aos níveis existentes antes da pandemia da covid-19.

Agência de notação financeira Moody's mantém 'rating' de Macau em Aa3
Notícias ao Minuto

10:20 - 18/05/21 por Lusa

Economia Moody's

"As fortes posições financeiras e externas da RAEM [Região Administrativa Especial de Macau], bem como o elevado rendimento 'per capita', vão continuar a fornecer amortecedores físicos contra choques para apoiar as notações de crédito", salientou a agência internacional, num relatório divulgado na segunda-feira.

A volatilidade do crescimento da economia de Macau deriva de uma estrutura económica altamente concentrada, sendo a indústria do jogo e o turismo responsáveis por metade do crescimento, indicou.

Existe um elevado grau de interdependência entre as duas atividades, "uma vez que a indústria do jogo deriva as receitas dos turistas e cerca de 70% dos turistas vêm da China", acrescentou.

Ao manter a classificação estável, a Moody's indicou esperar que a atividade económica da RAEM volte ao nível pré-pandemia até 2024.

"O crescimento do Produto Interno Bruto [PIB] de Macau está intimamente ligado ao ressurgimento da China, incluindo as atividades de vacinação no continente, o que atenuaria as restrições de viagem", destacou.

As classificações na categoria "Aa", a quarta mais alta da Moody's, são de alto grau de investimento e estão sujeitas a um risco de crédito muito baixo.

Em 2020, o PIB de Macau registou uma contração anual de 56,3% e atingiu 194,4 mil milhões de patacas (20,3 mil milhões de euros), enquanto o PIB 'per capita' cifrou-se em 285.314 patacas (29,7 mil euros), de acordo com dados oficiais.

A economia de Macau é altamente dependente dos casinos e do turismo chinês, tendo registado em 2019, o último ano antes da pandemia, quase 40 milhões de turistas.

Leia Também: Covid-19: Macau aumenta observação médica até 28 dias

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório