Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Vodafone comunica lucros brutos de 536 milhões de euros

A empresa de telecomunicações Vodafone informou hoje que obteve um lucro bruto de 536 milhões de euros no último ano fiscal, que terminou em março, face aos 455 milhões de perdas no período anterior. 

Vodafone comunica lucros brutos de 536 milhões de euros
Notícias ao Minuto

09:03 - 18/05/21 por Lusa

Economia Vodafone

O lucro bruto anual chegou aos 4.400 milhões de euros, 453% mais do que no ano anterior, enquanto que os benefícios operativos alcançaram os 5.097 milhões de euros, 24,3% mais do que no ano anterior, disse a companhia em comunicado enviado à Bolsa de Londres.

As receitas situaram-se nos 43 milhões e 809 mil euros, uma descida de 2,6% em relação ao ano anterior, acrescentou a Vodafone realçando o "bom rendimento" no mercado alemão.

A dívida da empresa, no mesmo ano fiscal, é de 40 milhões e 543 mil euros enquanto que os ganhos por serviços foram de 37 milhões e 141 mil euros.

No mesmo comunicado, a Vodafone assinala que os benefícios provenientes da aquisição dos ativos da Liberty Global foram afetados pelos efeitos da crise sanitária, pelos valores do roaming e pelas flutuações nos mercados cambiais. 

O presidente do Conselho de Administração da Vodafone, Nick Read, disse que a empresa registou um crescimento nos ganhos por serviços "em todo o negócio", sobretudo no mercado alemão.

O responsável acrescentou que incrementou o plano estratégico para converter a empresa numa "forte" distribuidora de ligações que incluiu a simplificação do grupo na Europa e em África.

Nick Read referiu-se ainda ao "êxito" do sistema Vantage Towers (divisão de torres de telefones móveis), integrado na próxima geração de telemóveis e linhas fixas. 

"O mundo mudou. A pandemia demonstrou a importância das ligações e dos serviços digitais para a sociedade. A Vodafone está fortemente posicionada e, com o aumentou do investimento, estamos a tomar medidas para assegurarmos que desempenhamos um papel de liderança ao aproveitarmos as oportunidades que estas mudanças proporcionam", acrescentou.  

"A maior procura dos nossos serviços assinalam a nossa ambição de aumento dos lucros e do fluxo de caixa, a médio prazo", disse ainda Nick Read.

A companhia informou que lançou tecnologia 5G em 240 cidades de 10 mercados europeus assim que concluiu o negócio do sistema Vantage Towers, no passado mês de março.

Por outro lado, indicou que "como resposta à pandemia", acelerou as medidas de poupança o que permitiu reduzir a dívida. 

No final do ano fiscal a Vodafone contava com 65,4 milhões de clientes com contrato de telemóvel na Europa e 25,6 milhões de clientes de banda larga no continente europeu.

Em África, a procura de dados móveis é importante apesar da carência em infraestruturas relacionadas com redes fixas. 

Leia Também: Receitas totais da Vodafone sobem 0,3% para 1.084 milhões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório