Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

AT pagou 1.125 milhões em reembolsos do IRS. Prazo médio é de 20,7 dias

Já foram reembolsados 1.180.738 contribuintes, num valor total de 1.125 milhões de euros, de acordo com dados do Ministério das Finanças.

AT pagou 1.125 milhões em reembolsos do IRS. Prazo médio é de 20,7 dias
Notícias ao Minuto

08:44 - 18/05/21 por Beatriz Vasconcelos

Economia IRS

A Autoridade Tributária (AT) já pagou 1.125 milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, sendo que o prazo médio de pagamento situa-se nos 20,7 dias - incluindo IRS automático e manual -, de acordo com dados do Ministério das Finanças, avançados pelo ECO e aos quais o Notícias ao Minuto também teve acesso. 

"Do total de declarações entregues, 2.028.588 já foram liquidadas e foram reembolsados 1.180.738 contribuintes, num valor total de reembolsos de 1.125 milhões de euros", adianta o gabinete do ministro João Leão. 

Relativamente ao prazo médio de pagamento dos reembolsos, este anda ligeiramente acima dos 20 dias. Quer isto dizer que, a partir do momento em que submetem a declaração, os contribuintes têm de aguardar, em média, mais ou menos 20 dias pelo reembolso - isto é, se tiverem direito a ele. 

"Ainda que apenas no final se apure este dado, importa sublinhar que, neste momento, o prazo médio de reembolso - que inclui IRS automático e manual - (por transferência eletrónica interbancária) situa-se nos 20,7 dias", acrescentam as Finanças. 

O Ministério das Finanças salienta ainda que nas primeiras cinco semanas da campanha do IRS deste ano foram "liquidadas mais cerca de 670 mil declarações, face às primeiras cinco semanas da campanha de 2020". Por este motivo, o balanço é que a campanha do IRS está a "decorrer com toda a normalidade".

De recordar que os contribuintes têm até ao final de junho para submeter a declaração do IRS. As Finanças lembram também que o prazo legal para os reembolsos de IRS é 31 de julho, "pelo que não se registam quaisquer atrasos, nem se perspetivam que vejam a existir atrasos na campanha de IRS deste ano".

Até ao final do dia 17 de maio foram entregues 3.981.833 declarações de IRS, de acordo com as estatísticas do Portal das Finanças. 

Leia Também: Cinco perguntas e respostas sobre os reembolsos do IRS

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório