Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Chipre apresenta plano de estímulos económicos de 4,4 mil milhões

O presidente cipriota apresentou segunda-feira um plano de estímulos económico, no montante de 4,4 mil milhões de euros, que classificou como "o mais ambicioso de sempre" na história de 61 anos do país como república independente.

Chipre apresenta plano de estímulos económicos de 4,4 mil milhões
Notícias ao Minuto

06:24 - 18/05/21 por Lusa

Economia Chipre

Nicos Anastasiades disse que o plano quinquenal pretende aumentar o produto interno bruto em sete por cento e criar 11 mil empregos no Estado membro da União Europeia, que tem uma população próxima dos 875 mil.

"O plano 'Chipre -- o Dia Seguinte' é um passo corajoso e um novo e necessário modelo de desenvolvimento para o futuro", disse Anastasiades a jornalistas.

"É um mapa para a era pós-Covid-19", sintetizou.

Anastasiades detalhou que o dinheiro do plano viria do programa europeu de recuperação e resiliência, em 1,2 mil milhões de euros, dos fundos estruturais (1,8 mil milhões) e 1,4 mil milhões do setor privado ou de parcerias publico-privadas.

O plano vai canalizar o financiamento para cinco áreas, a saber, saúde, economia verde, competitividade, digital e formação.

Sem avançar muitos detalhes, Anastasiades mencionou alguns exemplos.

No caso da saúde falou em modernização e atualização de hospitais públicos e privados, incluindo a compra de novos equipamentos e na promoção da geração de energia limpa aludiu á instalação de painéis fotovoltaicos nas escolas e edifícios públicos.

Anastasiades acrescentou que as autoridades iam aumentar os esforços no combate à corrupção, depois das fortes críticas que o governo recebeu pelo programa de investimentos-por-cidadania.

Chipre vai a eleições legislativas em 30 de maio, o que não interfere com o mandato presidencial de Anastasiades, que só termina em 2023.

Leia Também: Presidente turco atribui a Nicósia fracasso das conversações sobre Chipre

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório