Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Ferroviários terminam greve de duas semanas ao trabalho extraordinário

Os trabalhadores do setor ferroviário terminaram hoje uma greve de duas semanas às horas extraordinárias, que não se sentiu porque a CP organizou as escalas com turnos de oito horas ou pagou o trabalho suplementar a triplicar, informou fonte sindical.

Ferroviários terminam greve de duas semanas ao trabalho extraordinário
Notícias ao Minuto

19:32 - 17/05/21 por Lusa

Economia CP

"Esta greve acabou por cumprir o seu objetivo, que foi marcar uma posição, embora o problema de fundo não esteja resolvido", disse à agência Lusa José Manuel Oliveira, coordenador da Federação Nacional dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans).

A paralisação realizou-se em defesa da valorização dos salários e por escalas que respeitem o horário de trabalho.

Segundo José Manuel Oliveira, durante as duas últimas semanas a empresa organizou as escalas com turnos de oito horas, que é o horário normal de trabalho, e nas oficinas, "perante a recusa dos trabalhadores ao trabalho extra, foi-lhes oferecido o pagamento a triplicar".

O sindicalista prevê, no entanto, que a situação volte a agravar-se nos próximos meses, com o início do período de férias, relativamente ao uso abusivo do trabalho extraordinário.

A greve que termina às 24:00 de hoje foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF), filiado na Fectras (CGTP), e serviu de preparação para uma greve de 24 horas que está marcada para dia 27, segundo José Oliveira.

O sindicato, que reivindica aumentos salariais e das restantes matérias pecuniárias, queixa-se de bloqueio negocial por parte da empresa.

Leia Também: Parque Mineiro de Aljustrel vai ter "viagens" em comboio turístico

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório