Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

DECO ajuda-o a testar a velocidade da Internet (e também a reclamar)

Ferramenta "permite medir a velocidade de internet de cada consumidor, demonstrando, em caso de manifesta violação, os passos para uma reclamação eficaz".

DECO ajuda-o a testar a velocidade da Internet (e também a reclamar)
Notícias ao Minuto

16:02 - 17/05/21 por Notícias ao Minuto

Economia Internet

A DECO Proteste anunciou esta segunda-feira o lançamento de uma nova ferramenta que permite calcular a velocidade de Internet fixa para ajudar os consumidores a comprovar as condições anunciadas pelos operadores em Portugal e agir de acordo com o resultado apurado.

Segundo a organização de defesa do consumidor, as condições dos serviços de fornecimento de Internet fixa nem sempre correspondem ao anunciado pelos operadores portugueses.

Assim, e após mais de 20 mil contactos e queixas em 2020, a DECO Proteste lança hoje uma ferramenta - à qual pode aceder aqui - que "permite medir a velocidade de internet de cada consumidor, demonstrando, em caso de manifesta violação, os passos para uma reclamação eficaz", refere em comunicado.

As telecomunicações têm estado, de forma consistente nos últimos 15 anos, no TOP3 das reclamações e pedidos de informação que chegam à DECO Proteste.

O que fazer se os resultados forem inferiores aos valores contratados?

Se os resultados das três medições confirmarem uma velocidade bastante inferior à contratada, os consumidores podem clicar no botão 'Reclamar', preencher os dados e será enviada uma reclamação em nome do consumidor para o operador e para a Anacom.

"O consumidor poderá optar entre rescindir o contrato sem qualquer custo ou pedir uma redução do valor da mensalidade contratada. Se o operador não der resposta em tempo útil ou recusar a proposta, enviaremos a reclamação para um centro de arbitragem, após consentimento do consumidor", adianta ainda a DECO.

Leia Também: Legionella. Empresas chegam a acordo com 57 das 58 vítimas assistentes

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório