Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Governo: Abriram 151 novos Espaços Cidadão desde o início da legislatura

Contabilizam-se 50 novos Espaços Cidadão no Norte, 71 no Centro, 13 na Área Metropolitana de Lisboa, 14 no Alentejo e três no Algarve.

Governo: Abriram 151 novos Espaços Cidadão desde o início da legislatura
Notícias ao Minuto

09:06 - 17/05/21 por Notícias ao Minuto

Economia Espaços Cidadão

Esta segunda-feira, dia 17 de maio, abrem dois novos Espaços Cidadão - em Escalos de Baixo e na Mata, em Castelo Branco - e o Governo diz que fica, assim, cumprida a meta de aumentar em 25% o número destes balcões. Desde o início da legislatura, abriram 151 novos Espaços Cidadão.

"Este era um dos objetivos da Estratégia para a Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública que, no seu Eixo 4: Reforçar a proximidade, através do Objetivo estratégico 11: Promover a integração e a inclusão no atendimento, estabelecia como meta para a legislatura um aumento de 25% no número de Espaços Cidadão, reforçando as parcerias com as autarquias locais", refere a tutela, em comunicado. 

Abriram, assim, 50 Espaços Cidadão no Norte, 71 no Centro, 13 na Área Metropolitana de Lisboa, 14 no Alentejo e três no Algarve, tendo sido já registados quase 104 mil atendimentos nestes novos espaços desde as respetivas aberturas, segundo dados do Ministério da Modernização do Estado e Administração Pública. 

Quais são os serviços mais procurados? 

Ao que indica a tutela, entre os serviços mais procurados nestes espaços, está a renovação do cartão de cidadão, a Chave Móvel Digital (registo presencial no backoffice) e a alteração da morada do cartão de cidadão.

Também a revalidação da carta de condução, a confirmação da alteração de morada no cartão de cidadão, o pedido de registo criminal, pedidos de informações ao Instituto de Segurança Social e o envio de documentação para reembolsos da ADSE Direta estão entre os serviços mais solicitados.

"O Governo considera essencial manter o investimento na rede física de atendimento e na presença dos serviços públicos em todo o território nacional, através da rede presencial de balcões desconcentrados, das Lojas de Cidadão e, em particular, destes pontos de atendimento, que não só se mantiveram abertos mesmo nos períodos de confinamento como passaram a disponibilizar novos serviços como o agendamento para a vacinação da Covid-19 ou, em diversos pontos da rede, a entrega de cartões de cidadão", pode ler-se no mesmo comunicado.

Leia Também: Juros da dívida de novo a subir e a 10 anos para novos máximos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório