Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

De regresso ao escritório? Boas práticas para que o faça em segurança

Antecipa-se, aos poucos, um regresso à normalidade. Conheça alguns comportamentos que deve adotar no regresso ao escritório.

De regresso ao escritório? Boas práticas para que o faça em segurança
Notícias ao Minuto

08:04 - 16/05/21 por Notícias ao Minuto

Economia Escritório

O teletrabalho continua obrigatório até ao final do mês em todo o país, conforme decretou o Conselho de Ministros esta semana. Porém, antecipa-se aos poucos um regresso à normalidade e, para muitos trabalhadores, ao escritório. 

O Doutor Finanças reuniu um conjunto de boas práticas, que pode consultar aqui em mais detalhe, para que os colaboradores o façam em segurança. Tome nota: 

  • Precauções antes do regresso ao trabalho presencial

"Se tiver algum sintoma associado à Covid-19 (febre acima de 38º, tosse persistente, dificuldade respiratória, cansaço e dores musculares, vómitos ou diarreia) ou se manteve contacto próximo com uma pessoa confirmada ou suspeita de Covid-19, não deve regressar ao local de trabalho sem antes confirmar que não existe risco para os outros."

  • Cuidados a ter nas deslocações de e para o local de trabalho

"Sempre que possível privilegie a utilização de viatura própria, evitando dar boleia a pessoas que não habitem na mesma casa. Caso precise de transportar outra pessoa, a mesma deverá sentar-se no banco traseiro atrás do lugar de 'pendura', mantendo-se na diagonal oposta. Se utiliza transportes públicos deverá ter alguns cuidados adicionais."

  • Medidas preventivas no local de trabalho

"A prevenção é mesmo o melhor remédio, por isso, assegure o cumprimento das medidas de higiene, etiqueta respiratória e distanciamento físico, atuando como agente de saúde pública."

  • Comportamentos de risco a evitar

"Privilegie as videoconferências e agende reuniões presenciais apenas quando for mesmo necessário, respeitando o limite de ocupação das salas de reuniões. Opte pelo uso de cartões contactless ou métodos de pagamento digitais, como MB Way ou Apple Pay, evitando tocar nos botões dos equipamentos de multibanco e outras superfícies. Evite ajuntamentos de acordo com as normas definidas pela DGS, respeite os horários e regras dos estabelecimentos, fazendo marcação prévia sempre que possível."

Com o regresso ao escritório é também "expectável e natural sentir ansiedade, medo, maior vulnerabilidade e preocupação". Por isso, o Doutor Finanças recomenda que esteja particularmente atento a alguns sinais de alerta relativamente à saúde psicológica, nomeadamente: 

  • níveis de ansiedade e stress muito elevados e persistentes;
  • níveis de irritabilidade e tensão elevados;
  • situações de conflito frequentes com colegas;
  • dificuldades de concentração ou em adormecer/dormir.

"Caso identifique algum destes sinais, partilhe as suas preocupações com alguém próximo, seja um familiar ou um colega de trabalho, ou considere recorrer a apoio psicológico para saber lidar melhor com estas emoções", recomenda a clínica especializada em finanças pessoais. 

Leia Também: Moratórias? "A chave para evitar problemas é jogar pela antecipação"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório