Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

REN prevê investir 40 milhões para preparar a rede de gás para hidrogénio

A REN prevê investir 40 milhões de euros até 2024 para a compatibilização da rede de gás com a injeção de hidrogénio, que faz parte da estratégia nacional de acelerar a transição energética, disse hoje o administrador João Conceição.

REN prevê investir 40 milhões para preparar a rede de gás para hidrogénio
Notícias ao Minuto

13:01 - 14/05/21 por Lusa

Economia Empresas

A REN prevê investir até 900 milhões de euros até 2024, o que representa um investimento anual de até 220 milhões de euros, um aumento de cerca de 45% face aos últimos anos, foi hoje comunicado ao mercado.

Deste montante, a gestora das redes energéticas (eletricidade e gás natural) prevê alocar cerca de 40 milhões ao hidrogénio.

"Temos em concreto e para o horizonte desta estratégia um investimento de 40 milhões de euros, dos quais 15 milhões estão associados a projetos na rede de gasodutos e 25 milhões de euros na concessão da REN armazenagem, para o Carriço", precisou o administrador executivo da REN, em conferência de imprensa, após a apresentação do plano estratégico 2021-24.

Segundo João Conceição, o investimento na armazenagem de gás está relacionado "com uma necessidade de fazer 'upgrades' nos motores e compressores para tornar a infraestrutura compatível", enquanto "na rede está muito relacionado com intervenções pontuais na infraestrutura, um grande cuidado em termos de inspeções para este arranque de até 5% de incorporação até 2025".

Segundo o administrador, é necessário "acompanhar os níveis [de hidrogénio] ao longo de toda a rede - não pode ser 5% em média, é importante garantir que os níveis de incorporação são os mesmos ao longo de toda a infraestrutura".

Na apresentação do plano estratégico 2021-24, a empresa liderada por Rodrigo Costa anunciou um "aumento de 45% do CAPEX médio anual (doméstico e internacional), comparativamente ao período 2018--2020, ultrapassando os 900 milhões de euros até 2024".

Em média nos últimos três anos, a empresa gestora das redes energéticas (eletricidade e gás natural) investiu 156 milhões de euros (maioritariamente em Portugal) e agora quer elevar o valor para entre 190 e 220 milhões de euros.

De acordo com o comunicado da REN - Redes Energéticas Nacionais, o investimento nos próximos anos "será feito na ligação à rede de projetos de energia renovável, no reforço da qualidade e resiliência da atual rede e na preparação da compatibilização da rede de gás com a injeção de gases de origem renovável, nomeadamente o hidrogénio".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório