Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Litoral alentejano 'lança' abaixo-assinado pela reposição de comboios

As Comissões de Utentes do Litoral Alentejano lançaram um abaixo-assinado a exigir a reposição do comboio de passageiros nas diversas linhas da região, serviço suspenso há anos, e a reativação de estações e apeadeiros.

Litoral alentejano 'lança' abaixo-assinado pela reposição de comboios
Notícias ao Minuto

12:57 - 14/05/21 por Lusa

Economia Ferrovia

No abaixo-assinado, consultado hoje pela agência Lusa, os utentes realçam que "há cerca de uma década que as populações do litoral alentejano têm vindo a sofrer as consequências da suspensão dos comboios regional e inter-regional de transporte ferroviário".

E, tendo em conta que o Governo "fala na beneficiação das linhas de caminhos-de-ferro", as comissões de utentes estão a avançar com a recolha de assinaturas, através de um abaixo-assinado, para pedir que as populações "não sejam esquecidas".

"Estamos a lançar um abaixo-assinado para reivindicar junto do Governo e da CP a reabertura das diversas linhas do comboio regional", explica à Lusa o porta-voz da Coordenadora das Comissões de Utentes do Litoral Alentejano, Dinis Silva.

A reativação de estações e apeadeiros, como Monte Novo -- Palma (Alcácer do Sal), Canal Caveira (Grândola), Ermidas-Sado e Alvalade (Santiago do Cacém) e Luzianes-Gare (Odemira), são alguns dos exemplos apontados pelas comissões de utentes.

O Governo vai disponibilizar "milhões de euros" para investir na recuperação das linhas ferroviárias "e, por isso, exigimos que passem a existir também comboios de passageiros, em vez de haver só comboios de mercadorias", avança.

"Há obra feita, a linha está eletrificada e os comboios de mercadorias passam. Falta apenas regressar o comboio de passageiros. Será uma mais-valia para os utentes, porque reduz em muito o custo de vida devido à utilização da viatura particular", além de contribuir para a "redução da emissão de CO2 (dióxido de carbono)", argumenta.

Para as comissões de utentes, "a reposição da ferrovia regional e inter-regional é um imperativo urgente para as populações do litoral alentejano".

"Estamos a falar de uma região inteira", adianta o responsável, criticando o facto de o comboio intercidades "só parar em Ermidas-Sado e Grândola e, mesmo assim, não responder às necessidades dos utentes, porque deveria haver mais paragens e os horários deveriam ser mais alargados".

O documento, após recolha das assinaturas, será enviado ao Ministério das Infraestruturas e Habitação e à empresa Comboios de Portugal (CP).

A urgente retoma do serviço regional e inter-regional de transporte ferroviário no litoral alentejano e distrito de Setúbal, a reativação do serviço regional de passageiros com paragem em Alcácer do Sal e do serviço regional de passageiros entre Ermidas-Sado e Sines são reivindicações que constam do documento.

O abaixo-assinado alude também à colocação de comboio de passageiros em Luzianes-Gare, Amoreiras-Gare e Pereiras-Gare (Odemira), reabilitação de estações, construção de nova estação em Sines ou articulação do transporte ferroviário e dos horários dos serviços Intercidades com as necessidades das populações e dos utentes, incluindo as deslocações pendulares.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório