Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Governo já pagou 3.813 milhões em apoios extraordinários

O balanço foi divulgado pelo Ministério do Trabalho, esta sexta-feira. As candidaturas ao novo incentivo à normalização da atividade, que hoje foi publicado em Diário da República, estão disponíveis a partir da próxima semana, segundo o Executivo.

Governo já pagou 3.813 milhões em apoios extraordinários
Notícias ao Minuto

10:55 - 14/05/21 por Notícias ao Minuto

Economia Apoios extraordinários

O Governo já pagou 3.813 milhões de euros em apoios extraordinários no âmbito da Covid-19 às famílias e empresas. Este valor, divulgado esta sexta-feira pelo Ministério do Trabalho, inclui dispensas contributivas.

"O conjunto dos apoios extraordinários lançados pelo Governo devido à pandemia por Covid-19 já chegou a 2,9 milhões de pessoas e a 179 mil empresas, com pagamentos de 3.813 milhões de euros, incluindo dispensas contributivas", pode ler-se num comunicado da tutela enviado às redações. 

"Estes apoios foram determinantes para apoiar a manutenção dos postos de trabalho e impedir um crescimento muito elevado do desemprego, tal como é aliás reconhecido pelo Banco de Portugal. Em resultado disso, em março último, de acordo com os dados do INE, a taxa de desemprego estava nos 6,5%, o que compara com 6,3% em março de 2020", adianta ainda o Executivo. 

O comunicado do Governo anuncia também o novo Incentivo à Normalização da Atividade, um "instrumento flexível impede despedimentos até nove meses e concede um incentivo financeiro por trabalhador".

Este novo Incentivo está disponível para as empresas que tenham recorrido ao lay-off simplificado ou ao apoio extraordinário à retoma progressiva (AERP) no primeiro trimestre deste ano, e as candidaturas estão disponíveis a partir da próxima semana.

Leia Também: Alterações aos apoios sociais serão pagas já este mês, garante ministra

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório