Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Euro cai pela segunda sessão consecutiva mas continua nos 1,20 dólares

O euro caiu hoje face ao dólar, pela segunda sessão consecutiva, mas manteve-se nos 1,20 dólares, quando foi anunciado que o Governo dos EUA está a considerar a aplicação de sanções à China por trabalho forçado em tecnologia ambiental.

Euro cai pela segunda sessão consecutiva mas continua nos 1,20 dólares
Notícias ao Minuto

19:26 - 13/05/21 por Lusa

Economia Moeda

Pelas 18:43 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,2064 dólares, quando na quarta-feira, pelas 18:00, negociava a 1,2067 dólares.

O euro também caiu em comparação com o iene, mas subiu face à libra.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou a taxa cambial de referência do euro em 1,2081 dólares.

O governo dos EUA está a considerar a aplicação de sanções à China devido ao alegado uso de trabalho forçado na produção de painéis solares e outra tecnologia amiga do ambiente.

A informação foi avançada pelo coordenador da resposta dos EUA à rutura climática, John Kerry, durante uma audição na comissão dos Negócios Estrangeiros da Câmara dos Representantes.

Muito do polissilício do mundo, usado nas células fotovoltaicas dos painéis solares, vem da província chinesa do Xinjiang, onde a China está a promover uma campanha sustentada contra os muçulmanos chineses e minorias étnicas, designadamente os uigures.

Esta campanha inclui a detenção de mais de um milhão de pessoas, que grupos de defesa de direitos humanos, meios de comunicação e governos asseguram que são obrigadas a trabalhar em fábricas e outros locais.

Em abril, o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês classificou estas informações como "mentiras e informação falsa inventadas por forças antichinesas".

Estas preocupações com os direitos humanos, relacionadas com a produção na China de componentes de produtos para a energia renovável, e o estatuto da China enquanto maior emissor mundial de gases com efeito de estufa têm servido para os republicanos criticarem os planos dos democratas de estimularem a produção nos EUA de energia solar e eólica e reduzir o uso de petróleo e carvão.

Leia Também: Covid-19: CGD tinha 5.705 milhões de euros em moratórias no fim de abril

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório