Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Venda de ativos na Europa e EUA permite à EDP ganhar 300 milhões este ano

A venda de ativos renováveis na Europa e nos Estados Unidos, no decorrer deste ano, pode levar a EDP a ganhar 300 milhões de euros, perspetivou hoje o presidente executivo da elétrica num 'webcast' com analistas.

Venda de ativos na Europa e EUA permite à EDP ganhar 300 milhões este ano
Notícias ao Minuto

18:52 - 13/05/21 por Lusa

Economia EDP

Miguel Stilwell de Andrade estimou hoje que os ganhos com a venda de ativos vão "superar os 300 milhões de euros", adiantando que a empresa já fechou três negócios nos EUA, estando outros em "fase avançada" na Europa.

Segundo este responsável, o encaixe deverá ocorrer durante o segundo semestre, sendo que, no caso da venda de ativos na Europa, os ganhos deverão ser contabilizados já perto do final do ano.

A EDP pretende prosseguir a rotação de ativos, prevendo encaixar cerca de 8.000 milhões de euros até 2025, mas reduzindo a proporção que representou nos últimos dois anos, segundo o plano estratégico apresentado em 25 de fevereiro.

De acordo com o documento, em 2019 e 2020, a EDP alienou cerca de 50% da nova capacidade instalada, e deverá descer essa percentagem para 40% entre 2021-23 e 30% nos últimos anos do plano (2024-25).

Ainda assim, em valor a rotação de ativos sobe uma vez que, nos próximos cinco anos, a capacidade instalada do grupo vai disparar, com um desenvolvimento de quatro GW/ano, duplicando a atual capacidade solar e eólica.

Neste sentido, até 2025, dos 20 GW previstos, cerca de 65% ficarão em propriedade da EDP, face aos atuais 50%.

A EDP totalizou 180 milhões de euros de resultado líquido atribuível a acionistas no primeiro trimestre, mais 23% do que no mesmo período do ano anterior, foi hoje comunicado ao mercado.

De acordo com a informação remetida à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa somou 159 milhões de euros de lucro recorrente até março, mais 6% do que em igual período de 2020.

Entre janeiro e março, o resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) da elétrica fixou-se em 864 milhões de euros, abaixo dos 980 milhões de euros registados no período homólogo.

Na sessão de hoje da bolsa, as ações da EDP subiram 1,69% para 4,39 euros.

Leia Também: EDP regista lucros de 180 milhões no 1.º trimestre

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório