Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Índice de confiança económica do ISEG regista "subida relevante" em abril

O índice de confiança do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) relativo à evolução da economia no curto prazo registou uma "subida relevante" entre março e abril, de 30,3% para 31,5%, anunciou hoje a instituição.

Índice de confiança económica do ISEG regista "subida relevante" em abril
Notícias ao Minuto

12:49 - 13/05/21 por Lusa

Economia ISEG

"Em abril de 2021, o índice de confiança do ISEG, relativo à evolução da atividade económica portuguesa no curto prazo, assumiu o valor de 31,5%", refere o instituto da Universidade de Lisboa em comunicado.

Segundo precisa, "este valor correspondeu a uma subida relevante do nível de confiança relativamente ao mês anterior, em que o valor do índice foi de 30,3%".

Já em termos homólogos, "a variação percentual do índice passou de 18,4% em março para 26% em abril, mantendo-se o efeito base decorrente da queda abrupta do índice em março de 2020, quando teve início o primeiro confinamento imposto pelo combate à crise pandémica".

De acordo com o ISEG, em abril "diminuiu ligeiramente o consenso dos membros do painel relativamente à evolução da economia".

O valor do índice de confiança do ISEG sobre a evolução a curto prazo da economia portuguesa pode variar entre zero (confiança mínima) e 100 (confiança máxima).

O índice é atribuído por um painel de 18 professores daquela instituição universitária, com base em informação quantitativa e qualitativa previamente recolhida e que inclui os apuramentos de um inquérito realizado mensalmente a todos os docentes do ISEG.

O valor do índice é obtido por média simples dos valores entre 0 e 100 atribuídos respetivamente por cada um dos membros do painel.

Como indicador de consenso é utilizado o coeficiente de variação dos valores individuais.

Leia Também: Economia portuguesa deverá crescer entre 3,5% e 4,5% em 2021

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório