Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Wall Street fecha em queda devido à subida da inflação

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em baixa acentuada, com os investidores inquietos relativamente à subida da inflação na economia norte-americana, cujo valor superou as expectativas.

Wall Street fecha em queda devido à subida da inflação
Notícias ao Minuto

22:41 - 12/05/21 por Lusa

Economia Wall Street

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average caiu 1,99%, para os 33.587,66 pontos, a sua descida mais forte desde janeiro.

Mas as maiores perdas foram apresentadas pelo tecnológico Nasdaq, que viveu a pior sessão desde março e desvalorizou 2,67%, para as 13.031,68 unidades.

Por sua vez, o alargado S&P500 recuou 2,14%, para os 4.063,04 pontos, o seu pior dia desde fevereiro.

Segundo o Departamento do Trabalho, o índice de preços no consumidor subiu 0,8% em abril, em termos mensais, e 4,2% em termos anuais, que é o valor mais alto desde há 13 anos.

Este valor surpreendeu os analistas que esperavam uma subida mensal dos preços mais modesta, de apenas 0,2%.

Ficaram assim relançadas as interrogações sobre um eventual ajustamento da política monetária ultra acomodatícia da Reserva Federal (Fed), que apoia a economia desde o início da pandemia com taxas de juro baixas e um vasto programa de compra de ativos.

"Mesmo que a Fed continue a repetir que está disposta a deixar a inflação subir, considerando que a subida é temporária, os investidores demonstraram hoje que não acreditam nessa mensagem", afirmou Art Hogan, da National Holdings.

Este analista apontou que uma inflação galopante e descontrolada poderia, a prazo, ter um impacto negativo nos lucros das empresas cotadas.

Sinal deste receio de uma subida demasiado rápida dos preços, a taxa das obrigações do Tesouro a 10 anos, que evolui em sentido inverso ao do seu preço, subiu para 1,70%, que compara com os 1,62% da véspera.

Leia Também: Wall Street cai após divulgação de dados da inflação

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório