Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Altice reforça rede de fibra ótica em quatro concelhos do país

A Altice estabeleceu hoje acordos com os municípios de Olhão, Albufeira e Lagos, no distrito de Faro, e Arruda dos Vinhos, no distrito de Lisboa, para o reforço da rede de fibra ótica nestes concelhos.

Altice reforça rede de fibra ótica em quatro concelhos do país
Notícias ao Minuto

18:19 - 12/05/21 por Lusa

Economia Altice

Com o investimento a concretizar até ao final deste ano, a cobertura desta tecnologia passa a ser superior em 80% em Olhão, 85% em Albufeira, 95% em Lagos e 75% em Arruda dos Vinhos, segundo informações enviadas à Lusa pela empresa.

"Este reforço em fibra ótica vai permitir aos habitantes e empresas destes concelhos usufruir de uma rede mais rápida e resiliente, e, consequentemente, de uma evolução significativa dos índices de conectividade da região", sublinha a operadora na nota.

Em Arruda dos Vinhos, o presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, explicou que, desde há quatro anos, a operadora tem vindo a investir dois mil milhões de euros na expansão da rede de fibra ótica e de 4G, para chegar a seis milhões de lares e de empresas nacionais, correspondentes a 85% do território coberto.

"É um investimento para alavancar o investimento económico e social do país, garantindo uma igualdade de oportunidades", frisou Alexandre Fonseca, para quem o "Estado não se pode alhear de levar as redes a territórios de baixa densidade".

O responsável lembrou que a pandemia de covid-19 veio tornar "fundamentais as redes de fibra ótica" no sentido de se "conseguir trabalhar e estudar a partir de casa, assim como comunicar" e que é "graças às autoestradas digitais que se consegue atrair investimento".

Por seu lado, o presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos, André Rijo, disse que, em 2019, a cobertura de fibra ótica no concelho era de 50% nas freguesias de Arruda dos Vinhos e Cardosas e abaixo de 25% nas restantes, sendo atualmente de 60%, justificando assim a necessidade de reforço da fibra ótica, sobretudo, para atrair investimento ao território.

Em Olhão, a Altice inaugurou ainda o polo do Altice Labs, um laboratório dedicado à inovação tecnológica onde, em cooperação com a Universidade do Algarve, estão a ser desenvolvidos projetos de inteligência artificial de estudo da retina, de desenvolvimento de 'software' para soluções na área da saúde e de telemática rodoviária, uma tecnologia que utiliza fibra ótica para construir redes multiponto.

O projeto de estudo da retina vai permitir caracterizar espécies de peixes e criar bases de dados de imagens e, desta forma, identificar espécies de modo automático, sobretudo, em aquacultura.

Em Portimão, a Altice também inaugurou uma cabine de leitura, com uma pequena biblioteca, depois da reconversão de uma antiga e desativada cabine telefónica.

Trata-se da segunda cabine de leitura do Algarve e a 43.ª em todo o país.

Leia Também: Altice Portugal avança com ação de impugnação do regulamento do 5G

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório